Document details

Os museus e centros de ciência como ambientes de aprendizagem

Author(s): Ribeiro, Maria Emília Castro cv logo 1

Date: 2005

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/3260

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho


Description
Dissertação de mestrado em Educação, área de especialização de Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências da Natureza. Os Museus e Centros de Ciência interactivos têm sido, nos últimos anos, ponto de referência para a realização de visitas de estudo que os professores já se habituaram a incluir no seu plano anual de actividades. Se, durante muito tempo, estes destinos eram procurados apenas por docentes das áreas disciplinares científicas, actualmente isso já não se verifica dado o carácter “pluridisciplinar e pluritemático” dos mesmos. Deste modo, e tendo em conta a relevância dos referidos espaços, num contexto de ensino-aprendizagem, surge este trabalho que tem como principais objectivos investigar as razões que levam os professores a visitar os Museus e Centros de Ciência interactivos; averiguar o grau de importância que lhes atribuem num processo de ensino-aprendizagem; problematizar a forma como dinamizam as visitas; observar e descrever os comportamentos dos alunos no decorrer de uma visita, averiguar o interesse dos alunos por essas mesmas visitas e, por fim, identificar as estratégias que, esses espaços interactivos, desenvolvem permitindo aos professores promover visitas com sucesso e aos alunos criar o gosto pelas actividades experimentais, despertar o interesse pela ciência e promover a aprendizagem. A investigação realizada envolveu 183 professores de todas as áreas disciplinares, com predominância do 4º Grupo, 612 alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico, de vários pontos do país, 20 monitores, três Centros de Ciência interactivos o Director de um deles e dois responsáveis pelo Serviço Educativo dos restantes. Tendo em vista a prossecução dos objectivos analisaram-se as respostas, dos professores e dos alunos, aos questionários, que incluíam questões de formato diversificado, os itens da grelha de observação de comportamentos, preenchida pelos professores, alunos e monitores e aos responsáveis pelos Centros, bem como, a três monitores, fizeram-se entrevistas semidirigidas, submetidas, posteriormente a uma análise de conteúdo. A análise global dos dados, revelou que os professores procuram os Museus e Centros de Ciência interactivos porque estes “desempenham um papel importante na concretização das aprendizagens”, “estimulam nos visitantes a criatividade”, “desperta a curiosidade” e “aumenta-lhes a motivação”. Os comportamentos dos alunos, no decorrer de uma visita revelaram persistência na interacção com os módulos, motivação, curiosidade e vontade de saber, sociabilização e a importância da presença dos professores no acompanhamento da visita. As competências que aí se desenvolvem estão directamente relacionadas com a “auto-confiança”, “hábitos de pesquisa/investigação”, incentivo ao “trabalho de grupo”, “dinamizam o conhecimento científico”, desenvolvem “habilidades manipulativas”, “destrezas manuais” e “coordenação motora”. Por sua vez, os alunos gostam de visitar os Centros de Ciência interactivos porque “aprendem de forma divertida”, ao “mexer em tudo que está à sua disposição”. Os módulos que mais gostam de interagir não lhes estão subjacentes conteúdos programáticos, de acordo com o nível de ensino que frequentam. O que os atrai é o desafio que os mesmos proporcionam e a sua relação com os fenómenos da realidade. Através da análise de conteúdo das entrevistas foi possível constatar que os objectivos são comuns aos três Centros ou seja, “ proporcionar uma aprendizagem de forma divertida”, “cativar um pouco mais as pessoas para as áreas científicas” e aproximar mais a “sociedade civil” da “sociedade promotora de ciência e tecnologia”. Contemplam dois tipos de exposições, as permanentes e as temporárias e as áreas temáticas estão de acordo com os objectivos com que foram criados. As finalidade do Serviço Educativo, também são comuns e, visam o acompanhamento das crianças durante a visita, “preparar as visitas com os professores”, “promover dias temáticos com actividades para alunos e professores” adaptar as visitas aos diferentes graus de ensino” e dar “o máximo de apoio às outras estruturas de educação”. Relativamente às estratégias utilizadas, “formam pequenos grupos” e “acompanham-nos ao longo das visitas” permitindo “a livre circulação dentro do espaço que está destinado a cada actividade”. Quanto à capacidade do Centro para promover a aprendizagem, todos são peremptórios em afirmar que os “visitantes saem mais enriquecidos ao nível dos saberes que poderão ser, posteriormente, explorados”. Dos três Centros, sobre os quais incidiu o estudo, apenas o Visionarium desenvolve actividades que abrangem uma população que vai desde o 1º Ciclo ao 12º ano de escolaridade. Sobre a intervenção dos professores, a opinião é generalizada, ou seja, são muito poucos os que têm a preocupação de fazer uma preparação prévia da visita para que a mesma decorra com sucesso. For the past years Interactive Museums and Science Centers have become a reference object for study visits which teachers have already got used to including in their annual activities planning. For long time, these destinatinos were looked for only by teachers involved in scientific subjects / areas; however, today, that doesn´t happen any longer due to their multi-subject and multi-thematic character. Thus this work comes into light taking onto account the relevance of these spaces mentioned above in a teaching-learning process, and aims at: investigating the reasons that make teachers visit Interactive Museums and Science Centers; searching for the degree of importance they are assumed to have in a teaching-learning process, inquiring the way these visits are programmed; observing and describing the students’ behaviour during the visit, checking on the students’ interest in these visits and, finally, identifying the strategies which are developped on these interactive spaces, allowing the teachers to promote successful visits and, at the same time, create a taste for experimental activities in the students, by awakening their interest in science and encouraging learning. The investigation was carried out involving 183 teachers belonging to all subject areas (predominating the 4º group) 612 students in the 2nd “Ciclo do Ensino Básico”, from several places on the country, 20 monitors, three Interactive Centers, the Director of one of these and two responsables for the Educational Service of the remaining ones. Bearing in mind the prosecution of the goals teachers’ and students’ answers to the questionnaires were analysed and these included varied and diversified sorts of questions, the items of the grill for behaviour observation filled in by teachers, students and monitors and the people in charge of the Centers as well as three of the monitors were asked semidirected questions, later submitted to a content analysis. The global analysis of the data revealed that teachers look for Interactive Museums and Science Centers because these “perform an important role in attaining learning”, “stimulate creativity “in the visitors”, “raise their curiosity” and “increase their motivation”. Students behaviours during a visit have revealed persistence in the interaction with the modules, motivation, curiosity and the wish of knowing (learning), sociability and the importance of the teachers’ presence while the visit takes place. The competences (skills) which are developped there are directly related with “self-confidence”, “search / investigation habits”, stimulus to “group work”, “improve scientific knowledge”, develop “manipulative skills”, “manual habilities” and “motion coordination”. On the other hand, students like to visit the Interactive Science Centers because they “learn in a funny way”, by “touching everything they want to”. The modules they interact with the most aren’t associated with school contents, according to the school level they attend. What really attracts them is the challenge these ones provide and their relation with reality phenomenons. Throughout the analysis of the content of the interviews it was possible to realize that the objectives are common to the three centers “this is provide learning in a funny way”, “to captivate people a bit more for scientific areas” and to reach closer link between the “civilian society” and the “promoting society for science and technology”. Two aspects of exhibitions are contemplated, the permanent ones and the temporary; the thematic areas also fulfil the objectives which they were created for. The purposes of the Educational Service area common too and they are designed to accompany the children during the visit, “prepare the visits with the teachers”, “urge thematic days with activities for students and teachers”, adapt the visits to the different grades” and give “the maximum support to the other educational structures”. In what concerns the strategies “small groupes are formed” and “accompanied throughout the visits allowing “the free circulation inside the space reserved for each activity”. As for the capability of the Centre to provide learning, everyone firmly states that by the end, visitors feel more enriched at the knowledge level which, in due time, might be used / explored”. Of all the three centres on which this work has been done, only “Visionarium” develops activities which cover all ranges of students population from the “1º ciclo do ensino básico” to the 12th year. There is an overall opinion about the teachers’ intervention, this means, only a few are concerned in planning the visit so that it can be achieved successfully.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Calafate, Luís Cesariny
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents

No related documents


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU