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Groupware multicast com QoS pró-activa integrado num sistema de e-learning

Autor(es): Deusdado, Sérgio cv logo 1 ; Carvalho, Paulo cv logo 2

Data: 2004

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/3199

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Multicast IP; E-learning; Quality-of-service


Descrição
Comunicação apresentada na Conferencia eLES 04 - eLearning no Ensino Superior, Aveiro, 2004. As novas formas de geração, desenvolvimento, transmissão e conservação dos saberes convergem nos sistemas de processamento de informação digital e na sua interligação, em súmula na Internet. As novas aplicações, cada vez mais próhumanas e interactivas, que fomentam encontros virtuais usáveis e plausíveis no e-learning, emergem sem garantias de qualidade de serviço (QoS) substantivas, óbice do modelo IP best-effort. As aplicações multicast, pelo suporte telemático eficiente à comunicação em grupo, afirmam-se como fundamentais para a implantação de serviços multimédia interactivos. Em prol do seu desenvolvimento e adicionalmente aos seus atributos de eficiência, estas aplicações deveriam incorporar mecanismos que lhes permitissem integrar-se amigavelmente na competição por recursos da Internet. A capacidade de adaptação da QoS de uma aplicação em face dos recursos disponíveis é um factor de qualidade dessa mesma aplicação. As aplicações de tempo crítico tolerantes, como as videoconferências, são potenciais beneficiárias desta inovação, no entanto, nem todas incorporam tecnologia adaptativa que lhes permita um comportamento "consciente" perante a QoS prestada pela rede e pelo sistema final. A adaptação, nestes casos, pode ser lograda com recurso a uma camada de middleware multiplataforma, que tutelará a adjudicação ou limitação dos recursos de processamento e interligação disponíveis para as aplicações. Articulando estas contribuições tecnológicas, desenvolveu-se uma plataforma adaptativa integrando ferramentas multicast de domínio público, servindo de suporte a um sistema de educação à distância. Este sistema, baseado no serviço WWW está centrado no cliente (e-aluno), privilegiando as boas práticas pedagógicas e a usabilidade pró-activa de meios telemáticos e multimediáticos. Os serviços disponibilizados, incluindo as conferências multimédia multicast (CMM) interactivas com QoS adaptada, são usáveis de forma integrada e transparente para o utilizador. Os resultados obtidos ratificam a importância da adaptabilidade de todas as componentes fim-a-fim, mas neste trabalho com particular ênfase para as aplicações. Obtiveram-se benefícios ao nível da escalabilidade e da preservação dos recursos para os parâmetros mais críticos, essenciais para a complacente realização de sessões de e-learning.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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