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Abordagens ao estudo e sucesso acad??mico no ensino superior

Autor(es): Valadas, Sandra T. cv logo 1 ; Ara??jo, Alexandra Maria Dantas de Castro cv logo 2 ; Almeida, Leandro S. cv logo 3

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/30120

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Ensino Superior; Abordagens ao estudo; Sucesso acad??mico; ASSIST; Higher education; Approaches to studying; Academic success


Descrição
Volume tem??tico da Revista e-psi "Adapta????o e sucesso acad??mico no ensino superior" O sucesso acad??mico no Ensino Superior tem sido associado ?? qualidade do envolvimento dos estudantes nas tarefas de aprendizagem. Uma das formas de analisar este envolvimento recorre ao conceito de abordagens ?? aprendizagem ou ao estudo, que t??m sido tipificadas como profunda, superficial e estrat??gica. Este artigo analisa o efeito preditor das abordagens ao estudo no sucesso acad??mico, ap??s a considera????o de algumas vari??veis pessoais e acad??micas dos estudantes. Uma amostra de 429 estudantes, repartidos por 1?? e 4?? anos de cursos na ??rea das Ci??ncias Humanas e Sociais (CH&S) e Ci??ncias e Tecnologias (C&T), respondeu ao Approaches and Study Skills Inventory for Students (ASSIST), tendo tamb??m facultado o n??mero de UC's em atraso. Os resultados sugerem que o n??mero de UC's em atraso, estando logicamente dependente do ano escolar em que os estudantes se encontram, est?? associado ?? ??rea do curso (maior insucesso nos estudantes de C&T), sexo (maior insucesso nos estudantes do sexo masculino) e abordagem superficial ap??tica (maior insucesso por parte dos alunos que mais recorrem a estrat??gias cognitivas e motivacionais superficiais).
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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