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Scratch : uma op????o v??lida para desenvolver o pensamento computacional e a c...

Autor(es): Sousa, Rui Miguel cv logo 1 ; Lencastre, Jos?? Alberto cv logo 2

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/29944

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Pensamento computacional; Scratch; Resolu????o de problemas


Descrição
O pensamento computacional ?? considerado uma aptid??o fundamental no s??culo XXI pois permite aumentar a capacidade anal??tica das crian??as nas diversas ??reas do conhecimento (Wing, 2006, 2007; Resnick, 2012). O presente artigo apresenta as principais conclus??es obtidas num estudo desenvolvido do ??mbito do Mestrado em Ensino de Inform??tica, e que teve como objetivos identificar o impacto de diferentes estrat??gias de ensino-aprendizagem utilizadas na constru????o do pensamento computacional e no desenvolvimento de compet??ncias de resolu????o de problemas, com recurso ao Scratch. Inicialmente trabalharam-se, com alunos do 8o ano de escolaridade, os conceitos b??sicos da ferramenta, atrav??s de tarefas orientadas com vista ?? resolu????o de problemas (Jonassen, 2004). Posteriormente os alunos desenvolveram jogos multim??dia aliando a dimens??o interdisciplinar, dado que as personagens e os cen??rios foram desenhados na disciplina de Educa????o Visual, ?? dimens??o comunit??ria, atrav??s da parceria com a Escola de Preven????o Rodovi??ria, sobre a qual incidiram as tem??ticas dos jogos. A principal conclus??o retirada a partir desta experi??ncia pedag??gica ?? que o Scratch ?? uma op????o v??lida para desenvolver o pensamento computacional e a compet??ncia de resolu????o de problemas com este p??blico alvo.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
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