Document details

Usos do espa??o, liberdades e constrangimentos - S??o Paulo, cidade limpa : est...

Author(s): Pires, Helena cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/29884

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Usos do espa??o urbano; Publicidade exterior; Felicidade; Liberdades e constrangimentos


Description
As formas sens??veis que se interp??em ?? experi??ncia quotidiana de circula????o pelo espa??o urbano encontram na publicidade exterior um dos meios mais prop??cios ao exerc??cio da vida social. Por??m, a publicidade exterior imp??e-se numa rela????o dial??gica nem sempre pac??fica, entendida como uma amea??a ?? ordem (desordem) da cidade percebida. Poder?? a publicidade deixar de querer afirmar o lugar da persuas??o, da sedu????o e da po??tica no quadro da vida urbana contempor??nea? Em 26 de Setembro de 2006, a C??mara Municipal de S??o Paulo, no Brasil, aprovou a Lei Cidade Limpa, visando a proibi????o da publicidade exterior. Desde ent??o, uma ac??rrima pol??mica tem ocupado cidad??os, pol??ticos, arquitetos, urbanistas, publicit??rios, bem como artistas, entre diversos tipos de interlocutores, na defesa de pontos de vista por vezes radicalmente irreconcili??veis. ?? nossa convic????o que subjacente a uma tal discuss??o se encontram diferentes no????es de felicidade, individual ou coletiva, que na sua particular aplica????o ao espa??o e cultura da cidade, em fase de prepara????o da Copa do Mundo de 2014 (em S??o Paulo), importa cartografar.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU