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Usos do espa??o, liberdades e constrangimentos - S??o Paulo, cidade limpa : est...

Autor(es): Pires, Helena cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/29884

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Usos do espa??o urbano; Publicidade exterior; Felicidade; Liberdades e constrangimentos


Descrição
As formas sens??veis que se interp??em ?? experi??ncia quotidiana de circula????o pelo espa??o urbano encontram na publicidade exterior um dos meios mais prop??cios ao exerc??cio da vida social. Por??m, a publicidade exterior imp??e-se numa rela????o dial??gica nem sempre pac??fica, entendida como uma amea??a ?? ordem (desordem) da cidade percebida. Poder?? a publicidade deixar de querer afirmar o lugar da persuas??o, da sedu????o e da po??tica no quadro da vida urbana contempor??nea? Em 26 de Setembro de 2006, a C??mara Municipal de S??o Paulo, no Brasil, aprovou a Lei Cidade Limpa, visando a proibi????o da publicidade exterior. Desde ent??o, uma ac??rrima pol??mica tem ocupado cidad??os, pol??ticos, arquitetos, urbanistas, publicit??rios, bem como artistas, entre diversos tipos de interlocutores, na defesa de pontos de vista por vezes radicalmente irreconcili??veis. ?? nossa convic????o que subjacente a uma tal discuss??o se encontram diferentes no????es de felicidade, individual ou coletiva, que na sua particular aplica????o ao espa??o e cultura da cidade, em fase de prepara????o da Copa do Mundo de 2014 (em S??o Paulo), importa cartografar.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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