Author(s):
Universidade do Minho. Instituto de Ci??ncias Sociais. Centro de Estudos de Comunica????o e Sociedade
Date: 2006
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/29874
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Comunica????o; ci??ncia; media; communication; science; media
Description
[Nota de abertura] O presente n??mero da revista Comunica????o e Sociedade ?? dedicado ?? tem??tica da comunica????o da ci??ncia. Importa come??ar por reflectir sobre o perfil desta ??rea de estudos e sobre a sua inser????o no campo das ci??ncias da comunica????o e noutras disciplinas. ???Comunica????o da ci??ncia??? ?? uma express??o com m??ltiplos sentidos. Frequentemente associada ?? divulga????o p??blica do conhecimento cient??fico, a comunica????o da ci??ncia tem v??rias outras facetas, da comunica????o entre cientistas ?? fic????o cient??fica no cinema. O pr??prio conceito de ci??ncia, na express??o ???comunica????o da ci??ncia???, pode ser problematizado: falamos de investiga????o cient??fica, apenas, ou tamb??m das aplica????es da pesquisa, alargando ent??o o conceito ?? tecnologia? Uma das formas de mapeamento deste campo ?? a identifica????o de arenas e actores relevantes. Assim, poderemos apontar como principais ??? mas n??o exclusivos ??? os seguintes: governo e organismos estatais, comunidade cient??fica, escolas e todo o sistema educativo, museus de ci??ncia, meios de comunica????o social e ind??stria. A estas arenas e actores liga-se uma grande variedade de pap??is sociais, de l??gicas e modos de funcionamento, de discursos e de tecnologias de comunica????o. N??o ??, portanto, de estranhar que o car??cter j?? de si plural das ci??ncias da comunica????o se amplie no estudo da comunica????o da ci??ncia. A sociologia, a psicologia, a filosofia e a lingu??stica s??o apenas alguns exemplos da grande variedade de disciplinas que se tem interessado pelas quest??es de comunica????o e linguagem na ci??ncia, o que naturalmente implica uma multiplicidade de quadros te??ricos e op????es metodol??gicas de pesquisa.