Autor(es):
Universidade do Minho. Instituto de Ci??ncias Sociais. Centro de Estudos de Comunica????o e Sociedade
Data: 2005
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/29872
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Comunica????o; estrat??gica; strategic; communication
Descrição
[Nota introdut??ria] Comunica????o estrat??gica ?? o tema deste n??mero da revista Comunica????o e Sociedade e percorre v??rios dos seus conte??dos. Pretende-se dar a conhecer algum do trabalho cient??fico que tem vindo a ser desenvolvido no contexto nacional e tamb??m no internacional, atrav??s da publica????o de artigos de investigadores que nos s??o pr??ximos, seja do ponto de vista da geografia, seja pela afinidade de interesses e de perspectivas (Espanha, It??lia, Noruega, Pa??ses Baixos, Gr??-Bretanha, Dinamarca, Eslov??nia e EUA). Olhando para a hist??ria do s??culo passado nos EUA, podemos dizer que o estudo da comunica????o estrat??gica, entendida esta no sentido que lhe ?? dado por Habermas (1993), desempenhou um papel crucial na constitui????o do campo do saber que hoje se denomina por ci??ncias da comunica????o. Recordemos os estudos de Lasswell, nos anos 20, sobre a linguagem da propaganda pol??tica usada na Grande Guerra, e todo o trabalho feito nos anos 40-50 por Lazarsfeld e seus associados em torno das campanhas eleitorais e dos seus efeitos; este viria a ser reformulado no in??cio dos anos 60 por Klapper e a sua teoria dos efeitos limitados, a qual foi substitu??da pela teoria da ???marca????o da agenda??? (agenda setting) de McCombs & Shaw nos anos 70. Transversal a estes estudos ?? a preocupa????o com a chamada quest??o dos ???efeitos??? dos media, um tipo de preocupa????o que a Escola de Frankfurt, contempor??nea desta investiga????o emp??rica e que integrava nomes como o de Theodor Adorno, Marx Horkheimer e Habermas, considerava instrumentalista, por oposi????o aos interesses emancipat??rios envolvidos na sua den??ncia ideol??gica das ???ind??strias culturais???.