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Redes sociais no Twitter

Autor(es): Amaral, In??s de Oliveira Castilho e Albuquerque cv logo 1 ; Sousa, Helena cv logo 2

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/29865

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Redes sociais; Social tagging; Twitter; Microblogging; Media sociais; Hashtag networks


Descrição
No presente artigo defendemos uma mudan??a para um paradigma da comunica????o orientado para a sociabiliza????o, baseado em plataformas de software social e conte??do criado pelo utilizador comum. Pretendemos reflectir sobre o panorama das redes sociais na Internet e dos seus suportes, equacionando a emerg??ncia de uma nova sociabilidade. Assumindo que a nova sociedade tem por base a exclus??o do determinismo territorial e pode operacionalizar (nas sociedades ditas ???info-inclu??das???) uma divis??o social e cultural de indiv??duos, a proposta que apresentamos pretende contribuir para um quadro te??rico com reflex??es sobre a emerg??ncia de uma nova sociabilidade desterritorializada, assente num modelo de comunica????o que est?? em permanente muta????o, transformou o conceito de utilizador em ???Consumer 2.0??? e criou a possibilidade do receptor ser agora produtor para uma audi??ncia global ??? estaremos no in??cio da era dos ???prosumers??? em larga escala? A nossa hip??tese de trabalho ?? a de que os ambientes em rede (com base na intelig??ncia colectiva e na ac????o social) promovem um novo tipo de cidadania e, consequentemente, novas rela????es e pr??ticas sociais. A proposta ??, recorrendo ?? an??lise de redes sociais, estudar mapas de conversa????es (baseadas no conte??do e nas interac????es entre utilizadores) no servi??o de microblogging Twitter atrav??s de hashtags (palavras-chave) relacionadas com acontecimentos de escala mundial e desenhar redes sociais baseadas em "folksonomy" (???social tagging???), com o objectivo de compreender se o potencial colaborativo da Web se materializa em espa??os declarados de participa????o social p??blica e se concretiza redes sociais. A an??lise das redes permitir?? avaliar a participa????o social dos utilizadores no contexto de um novo ecossistema comunicacional, baseado na cria????o e partilha de conte??do mas tamb??m na interac????o social. A interven????o social dos utilizadores no Twitter permite ampliar a no????o de ???citizen journalim??? para ???social journalism???? Estamos perante uma ferramenta de participa????o/interven????o social ou, pelo contr??rio, o que se verifica ?? uma extens??o da comunica????o interpessoal para a esfera virtual?
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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