Detalhes do Documento

Representa????es das crian??as sobre a atualidade : caminhos que se cruzam entr...

Autor(es): Silveira, Patr??cia cv logo 1 ; Pereira, Sara cv logo 2 ; Pinto, Manuel cv logo 3

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/29852

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Crian??as; Not??cias; Participa????o; Representa????es; Literacia medi??tica; Children; News; Participation; Representations; Media literacy


Descrição
Este trabalho pretende dar a conhecer o estado da arte e a proposta metodol??gica de uma investiga????o de doutoramento, ainda em curso, que tem como objeto de estudo debater sobre o modo como as crian??as representam a atualidade. Partindo das suas vozes, perspetivando-as enquanto sujeitos de investiga????o, intentamos compreender que significados s??o constru??dos sobre a realidade imediata - ligada diretamente ?? experi??ncia de cada crian??a - e a realidade global, em que os media se assumem como importantes mediadores e construtores de um ambiente simb??lico. Trata-se de privilegiar uma posi????o ativa das crian??as no seu envolvimento com os media noticiosos, partindo do pressuposto de que estes se constituem como agentes de socializa????o relevantes para a forma????o dos mais novos. Metodologicamente, optamos pela conjuga????o de t??cnicas quantitativas e qualitativas, definindo como p??blico do estudo um grupo de crian??as com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos. This paper aims to present the state of art and the methodological proposal of a PhD research, in progress, which has as its object of study discuss how children make sense of the world. Taking into acount their voices, looking at them as research subjects, we intend to understand what meanings are constructed about the immediate reality - directly linked to the experience of every child ??? and the global reality, in which the media are assumed as important mediators and builders of a symbolic environment. More specifically, we want to study the engagement between children and news media, considering that the last one are socialization agentes with relevance for children???s lives. Methodologically, we will employ quantitative and qualitative techniques, as we define as public the children from 9 to 10 years old.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
Editor(es) Coelho, Zara Pinto; Fidalgo, Joaquim
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia