Detalhes do Documento

Representa????es sociais, migra????es e media : reflex??es em torno do papel da...

Autor(es): Macedo, I. cv logo 1 ; Cabecinhas, Rosa cv logo 2

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/29842

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Representa????es sociais; Migra????es; Media; Literacia; Social representations; Migrations; Media; Literacy


Descrição
Este artigo tem como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido no ??mbito do projeto de doutoramento em Estudos Culturais intitulado ???Migra????es e identidades no document??rio f??lmico portugu??s: a literacia cinematogr??fica na promo????o da interculturalidade???. Este projeto prop??e estudar os discursos e as representa????es sociais associados ??s popula????es migrantes veiculados pelo document??rio f??lmico produzido em Portugal. Desenvolvemos uma breve reflex??o sobre o conceito de representa????es sociais e o modo como estas s??o (re)constru??das, procurando, de seguida, discutir o papel dos media na difus??o de representa????es sobre a popula????o migrante. Argumentamos que deve ser fomentada a literacia cinematogr??fica na atualidade, atribuindo-lhe um papel ativo nas escolas, com vista ?? desconstru????o de determinados estere??tipos sociais e ?? promo????o da interculturalidade. The paper aims to present the work developed within the doctoral program in Cultural Studies with the project entitled "Migrations and identities in the Portuguese documentary film: film literacy in the promotion of intercultural dialogue". This project proposes to study the discourses and the representations associated with migrant populations spread by the documentary film produced in Portugal. Were developed a brief reflection on the concept of social representations and how they are (re)constructed, in order to understand the role of the media in the dissemination of representations about immigrants. It is argued that literacy should be fostered, giving it an active role in the schools, to allow the deconstruction of certain social stereotypes, promoting the intercultural dialogue.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
Editor(es) Coelho, Zara Pinto; Fidalgo, Joaquim
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia