Autor(es):
Universidade do Minho. Instituto de Ci??ncias Sociais. Centro de Estudos de Comunica????o e Sociedade
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/29832
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): literacia; media; cidadania; educa????o; literacy; media; citizenship; education
Descrição
Como aprender a ler um mundo t??o diverso e t??o problem??tico como ?? aquele em que nos ?? dado viver e que tem o cond??o de n??o nos proporcionar uma alternativa que n??o seja no plano simb??lico, dos sonhos e dos desejos? E como aprender n??o s?? a ler, mas tamb??m a intervir nele e participar nas melhores solu????es para os desafios que ele coloca? As perguntas poderiam ser formuladas a partir dos, cada dia mais numerosos, territ??rios em que as quest??es da literacia se levantam. Basta, para tal, constatar a quantidade de adjectivos que namoram e se casam com o termo literacia. Depois de uma (longa) etapa em que as compet??ncias da aprendizagem da vida e do mundo se configuravam em torno da trilogia ler-escrever-contar e encontravam na educa????o escolar o seu locus privilegiado, passou-se, na segunda metade do s??culo XX, a uma crescente consci??ncia do lugar decisivo que deveria ocupar a educa????o para os media na sua tr??plice apresenta????o de recurso, t??pico e meio de express??o e participa????o. Numa era global como ?? a actual, de redes planet??rias, de aprendizagem cada vez menos circunscrita a um tempo e a um lugar, os horizontes da literacia confundem-se progressivamente com as ferramentas, as media????es e as traject??rias para viver com dignidade e sentido a multidimensionalidade da vida.