Detalhes do Documento

Universidades e empresas em processo de transfere??ncia de conhecimento : uma v...

Autor(es): Ribeiro, Paula Cristina Campos cv logo 1 ; Ru??o, Teresa cv logo 2

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/29831

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Comunica????o interorganizacional; Universidades; Empresas; Transfer??ncia conhecimento; Interorganizational communication; Universities; Companies; Knowledge transfer


Descrição
Este artigo visa apresentar uma parte das conclus??es preliminares acerca da Comunica????o Interorganizacional entre as universidades e as empresas no processo de transfer??ncia de conhecimento e, tamb??m, mostrar de que forma as pol??ticas europeias para o ensino superior e a necessidade de diversifica????o das fontes de financiamento do ensino superior p??blico intensificam estes relacionamentos, quer no quadro atual, quer no pr??ximo Programa-Quadro Horizonte 2020. Utilizamos como m??todo de an??lise o estudo de caso de uma universidade e do interface universidade/empresa. Utiliz??mos a an??lise documental da legisla????o europeia, a realiza????o de entrevistas semi-estruturadas e a observa????o participante. A investiga????o est?? ancorada na teoria geral das Ci??ncias Sociais de Castells (2007). Podemos concluir deste estudo que as empresas v??m adquirindo dimens??o estrat??gica nas universidades, tornando-se em stakeholders, estabelecendo rela????es de coopera????o e de natureza comercial. This article aims to present some of the preliminary findings of research conducted around the interorganizational communication networks created between universities and companies in the process of transfer of knowledge and technology, and also how european policies for higher education and the need to diversify sources of funding of public higher education intensify these relationships. This communication also foresees as the new political strategy for Research and Innovation, stated in the next Framework Programme Horizon 2020. Used as a method of analyzing the case study of a university, and the interface University / Company connected to this organization. We used document analysis and conducting semi-structured interviewsWe can conclude from this study that the companies have been acquiring a strategic dimension in universities, whether spin-offs and start-ups or local companies, national and international, becoming stakeholders in establishing cooperative relationships with them and for commercial. The research is anchored in the general theory of the Social Sciences Castells (2007).
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
Editor(es) Coelho, Zara Pinto; Fidalgo, Joaquim
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia