Autor(es):
Ru??o, Teresa
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/29775
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Comunica????o na sa??de; Comunica????o estrat??gica na sa??de; Rela????es p??blicas; Assessoria de imprensa; Jornalismo na sa??de
Descrição
O campo da Comunica????o na Sa??de integra estudos de Comunica????o Estrat??gica, ou a pesquisa sobre a utiliza????o de estrat??gias de comunica????o - organizacionais e medi??ticas - destinadas a informar e influenciar as decis??es individuais e coletivas relativas aos estados de sa??de das popula????es. Este texto ir?? debru??ar-se, precisamente, sobre as estrat??gias de comunica????o desenvolvidas pelas organiza????es do sector da sa??de em Portugal para acederem aos media, como forma de desenvolverem a literacia no campo, influenciarem decis??es pol??ticas ou promoverem a sa??de individual e p??blica. Debater-se-?? o aumento das atividades de rela????es p??blicas por parte das organiza????es m??dicas ou do sector da sa??de, incluindo o governo, institui????es de pesquisa, hospitais ou outras organiza????es prestadoras de cuidados de sa??de. Estas apresentam-se, hoje, como fontes de informa????o acess??veis, fi??veis e especializadas, de modo a marcar a agenda medi??tica e a promover as suas a????es. E as estrat??gias de assessoria de imprensa, as pr??ticas de spin e a gest??o de assuntos tornaram-se garantia de efic??cia na comunica????o de ???est??rias??? sobre sa??de aos media. Contudo, o aumento do profissionalismo das assessorias em sa??de ??? da sua organiza????o e programa????o -, leva a que alguns coloquem em causa a qualidade do jornalismo neste campo. Um jornalismo condicionado pela escassez de meios humanos e financeiros,
obrigado a recorrer com frequ??ncia a ???health packs???, que facilitam o trabalho persuasivo das fontes institucionais. Neste contexto, temos vindo a desenvolver um modelo de assessoria de imprensa em sa??de que seja capaz de potenciar o papel positivo da comunica????o estrat??gica no trabalho -
informativo, educativo e persuasivo - que se espera das institui????es e empresas na promo????o da sa??de das popula????es. Ao mesmo tempo, que confiamos ser poss??vel reduzir os perigos do controlo informativo, reconhecendo e abrindo espa??o para o papel de mediador dos ??rg??os de comunica????o social, tamb??m estes agentes de sa??de p??blica.
Tipo de Documento
Parte ou capítulo de livro
Idioma
Português
Editor(es)
Marinho, Sandra; Lopes, Felisbela; Ru??o, Teresa; Coelho, Zara Pinto; Fernandes, Luciana Gabriela Moura