Autor(es):
Sampaio, João Manuel de Sousa
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/29542
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Mistura betuminosa; Resistência ao rolamento; Consumo energético; Textura; Módulo de rigidez; Contacto pneu / pavimento; Asphalt mixture; Rolling resistance; Energy consumption; Texture; Stiffness modulus; Tire / pavement contact
Descrição
Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil Os impactos ambientais associados às estradas começam a ser vistos não só pela sua
construção e manutenção, mas também pelo seu período de utilização, nomeadamente os
impactos causados pelo tráfego rodoviário. As entidades governamentais têm realizado
esforços no sentido de mitigar esses impactos ambientais, onde está inserido o uso eficiente
dos recursos limitados, designadamente a energia proveniente de combustíveis fósseis. Este
trabalho apresenta um estudo laboratorial dos consumos energéticos associados à resistência
ao rolamento no contacto pneu/pavimento. Estudos recentes têm demonstrado que as
características dos pavimentos rodoviários podem influenciar a economia de combustível,
sendo que os pavimentos de rugosidade elevada originam consumos de combustível mais
altos, enquanto os pavimentos mais rígidos podem economizar cerca de 2% de energia em
relação aos pavimentos flexíveis.
Neste trabalho pretende-se propor um método laboratorial relativamente simples que consiga
estudar o contributo que as características mecânicas e superficiais das misturas betuminosas
têm na resistência ao rolamento dum pneu em contacto com a mistura.
Deste modo, produziram-se três misturas que diferem nos parâmetros de rigidez e de textura:
um betão betuminoso, um betão betuminoso com ligante modificado com polietileno (PEAD)
e um betão betuminoso rugoso ou stone mastic asphalt (SMA). Em seguida, procedeu-se a
ensaios de caracterização das misturas betuminosas, destacando-se o ensaio de mancha de
areia, o ensaio de pêndulo britânico e o ensaio de módulo de rigidez. Finalmente, a resistência
ao rolamento foi obtida no equipamento do ensaio de pista (wheel tracking test), onde foi
instalado um multímetro com capacidade de realizar leituras da potência elétrica consumida
nos ensaios. Para além dessas misturas betuminosas, foram ensaiados materiais de calibração
que evidenciam os parâmetros em estudo.
Analisando os resultados verificou-se que o método adotado para a leitura de consumos
energéticos devido à resistência ao rolamento não revelou diferenças claras nos consumos de
energia para materiais com diferente rigidez. Ao nível da textura, verificou-se que a área de
contacto entre o pneu e a superfície foi o fator com mais influência nos consumos. The environmental impacts associated to roads are starting to be considered not only
according to their construction and maintenance, but also according to their use, including the
impacts caused by road traffic. Governmental authorities have been struggling to reduce those
environmental impacts, which include an efficient use of limited resources, namely fossil
fuel-based power. This work presents a laboratory study regarding the energy consumption
related to rolling resistance in the tire/pavement contact. Recently conducted studies have
shown that the differences in pavement characteristics may have an influence in fuel saving.
A very rough pavement is generally associated with higher fuel consumption, while the rigid
pavements can save up to 2% of energy when compared to a flexible pavement.
This work aims to study the contribution that mechanical and superficial characteristics of the
asphalt mixtures have on the tire’s rolling resistance when in contact with the mixture by
using a relatively simple laboratory procedure proposed in this work.
Thus, three different mixtures with different stiffness modulus and texture patterns were
produced: a asphalt concrete, a asphalt concrete with polyethylene modified binder (HDPE)
and finally a stone mastic asphalt (SMA). Then, tests were carried out regarding the
characterization of the asphalt mixtures, in which the sand patch test, the British pendulum
test and the stiffness modulus test must be highlighted. Finally, the rolling resistance was
obtained in the wheel tracking test, in which a multimeter capable of reading electric power
during the tests was installed. In addition to these asphalt mixtures, calibration materials that
provide evidence of this study’s parameters were also tested.
When analyzing the results of the tests, it was noticed that the method used to determine
rolling resistance, when reading the energy consumption, did not show clear differences for
materials with different stiffness levels. Concerning the texture, it was noticed that the contact
area between the tire and the surface was the most influential factor in the consumptions.
Tipo de Documento
Dissertação de Licenciatura
Idioma
Português
Orientador(es)
Silva, Hugo Manuel Ribeiro Dias da; Oliveira, Joel