Autor(es):
Branco, Ana Carolina
; Carvalho, Graça Simões de
; Nunes, Cristiane
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/29498
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Vocal Health; Child voice; Child dysphonia
Descrição
Resumo apresentado no "2nd International Congress IPLeiria Health : Challenges & Innovations in Health, 2014" O desenvolvimento da voz acompanha o desenvolvimento do indivíduo, física, psicológica e socialmente [1-2]. Na criança, o desenvolvimento vocal decorre de uma forma particularmente intensa, pois a voz veicula toda a variabilidade de expressões das descobertas que a criança vai realizando [2-4].
Existem alguns estudos internacionais sobre a voz, todavia em Portugal, sobretudo, na infância, tais estudos são ínfimos. O presente projeto surge da necessidade de encontrar dados normativos referentes à voz da criança na população portuguesa, por forma a construir um perfil vocal esperado para cada idade e, consequentemente auxiliar os Terapeutas da Fala na identificação dos desvios vocais.
Para a caracterização vocal infantil será utilizado o software Praat [5] para efetuar a gravação e a análise acústica dos parâmetros vocais, permitindo a extração de medidas de frequência fundamental, jitter e shimmer e tempo máximo de fonação. Paralelamente serão realizadas entrevistas semi-estruturadas a pais, professores e às próprias crianças. A amostra será constituída por vinte e dois grupos distintos por idades, com igual número do sexo masculino e feminino. Cada grupo terá pelo menos trinta crianças, constituindo trezentas e trinta crianças como número mínimo de amostra.
Para além da obtenção dos dados normativos, será expectável que, após o relacionamento dos dados recolhidos nas entrevistas com os índices de normal/não-normal referentes às amostras, as crianças que apresentarem alteração vocal tenham o processo comunicacional comprometido [6]. Neste sentido, torna-se essencial a sensibilização dos cuidados a realizar, dirigidos à população infantil, familiares e profissionais de educação.