Author(s):
Macedo, Ermelinda
; Martins, Maria de Fátima da Silva Vieira
; Cainé, João
; Macedo, João Carlos Gama Martins de
; Novais, Rui Manuel Freitas
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/29496
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Bullying; Desenvolvimento de programas; Desarrollo de programa; Program developement
Description
O bullying é um fenómeno preocupante em contexto escolar. Estudos realizados em vários países revelam que os estudantes observaram e relataram frequentemente experiências de bullying nas escolas, sendo um fenómeno com consequências dramáticas para as vítimas e agressores e preocupante para a comunidade escolar e para a família.
OBJETIVOS: Caracterizar o bullying num grupo de estudantes que frequentam um Agrupamento Vertical de Escolas do Norte de Portugal (AVENP) e avaliar um programa de intervenção, envolvendo toda a comunidade educativa.
METODOLOGIA: Recorrendo a uma amostra aleatória e estratificada por anos de escolaridade e através do questionário Diagnóstico do Bullying na Escola da Direção Geral da Saúde, foi efetuada uma avaliação diagnóstica (1º momento: n=313) e, posteriormente, implementado um programa de intervenção designado por Nós e os Outros . No final, foi efetuada nova avaliação (2º momento: n=298).
RESULTADOS: A dimensão do bullying encontrada é concordante com os resultados da literatura diminuindo de 14.6% para 10.7% dos estudantes que referem já terem sido vítimas nos últimos dois meses. Relativamente aos bully-provocadores, os resultados evidenciaram diferenças marginais na intensidade do fenómeno, revelando uma diminuição dos comportamentos de agressividade verbal entre os dois momentos (Z= -1.808, p=.071).
CONCLUSÃO: Considera-se pertinente que este tema conste do programa educativo deste AVENP. O bullying tem características mutáveis e a Escola tem o papel de o monitorizar, numa lógica longitudinal para se modificarem comportamentos. O programa implementado teve implicações para práticas pedagógicas que promovem a saúde mental dos estudantes. La intimidación o bullying es un fenómeno preocupante en contexto
escolar. Estudios realizados en varios países revelan que los
estudiantes observaron y relataron frecuentemente experiencias
de bullying en las escuelas, siendo un fenómeno preocupante para
la comunidad escolar y para la familia.
OBJETIVOS: Caracterizar el bullying en un grupo de estudiantes
que frecuentan una Agrupación Vertical de Escuelas del Norte de
Portugal (AVENP) y evaluar un programa de intervención, implicando
toda la comunidad educativa.
METODOLOGÍA: Recurriendo a una muestra aleatoria y estrati
!cada por años de escolaridad y a través del cuestionario “Diagnóstico
del Bullying en la Escuela” de la Dirección General de
la Salud fue efectuada una evaluación diagnóstica (1º momento:
n=313) y, posteriormente, implementado un programa de intervención
designado “Nosotros y los Otros”. En la parte !nal, fue
efectuada una nueva evaluación (2º momento: n = 298).
RESULTADOS: La dimensión del bullying encontrada es coincidente
con los resultados de la literatura disminuyendo de 14.6%
a 10.7% de los estudiantes que re!eren haber sido víctimas en los
dos últimos meses. Relativamente a los bully-camorristas, los resultados
evidenciaron diferencias marginales en la intensidad del
fenómeno, revelando una disminución de los comportamientos de
agresividad verbal entre los dos momentos (Z= -1.808, p= .071).
CONCLUSIÓN: Se considera pertinente que este tema conste en
el programa educativo de esta AVENP. La Escuela debe tener el
papel de monitorizarlo, basándose en una lógica longitudinal para
modi!car comportamientos. El programa implementado tuvo implicaciones
para prácticas pedagógicas que promueven la salud
mental de los estudiantes. Bullying is a worrying phenomenon in schools. Studies in various countries show that students often observed and reported experiences of bullying in schools, being a phenomenon with dramatic consequences for victims and perpetrators, and concern for the school community and family.
OBJECTIVES: To characterize bullying, a group of students attending a Vertical Group of Schools in North Portugal (AVENP) and to evaluate an intervention program involving the whole school community.
METHODS: Using a random sample stratified by years of schooling and through the questionnaire "Diagnosis of Bullying at School," of The Directorate-General of Health, a diagnostic evaluation was performed (1st time: n= 313) and subsequently a program intervention called "We and the Others" was implemented. In the end, further evaluation was conducted (2nd time: n= 298).
RESULTS: The extent of bullying found is consistent with the results of the literature decreasing from 14.6% to 10.7% of students who reported having been victims in the past two months. With regard to bully provokers, the results showed marginal differences in the intensity of the phenomenon, revealing a decrease of verbal aggressiveness behaviors between the two points in time (Z=-1.808, p=.071).
CONCLUSION: It is important that this topic be part of the educational program of the AVENP. Bullying has changing characteristics and the School has the role of monitoring this phenomenon in a longitudinal logic to modify behaviors. This program has implications for pedagogical practices that promote the mental health of students.