Autor(es):
Macedo, Ermelinda
; Macedo, João Carlos Gama Martins
; Cainé, João
; Novais, Rui Manuel Freitas
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/29477
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Violência escolar; Prática de prevenção; Prática de intervênção
Descrição
Introdução: Em contexto escolar a promoção e a educação para a saúde consiste em criar condições às
crianças, adolescentes e jovens, para valorizarem e atribuírem significado a conhecimentos, atitudes e valores
que os ajudem a fazer opções tomando decisões adequadas à sua saúde. Estudos nacionais e internacionais
revelam que os estudantes observam e relatam frequentemente experiências de bullying nas escolas. Tendo em
atenção as suas consequências nefastas e a sua prevalência, justifica-se a preocupação dos agentes educativos
em percebê-los e minimizá-los.
Objetivos: Caracterizar o bullying num grupo de estudantes que frequentam um Agrupamento Vertical de
Escolas do Norte de Portugal (AVENP); 2)Avaliar um programa de intervenção baseado no fenómeno do
bullying.
Metodologia: Recorrendo a uma amostra aleatória e estratificada por anos de escolaridade e através do
questionário “Diagnóstico do Bullying na Escola” da Direção Geral da Saúde, foi efetuada uma avaliação
diagnóstica (1º momento: n=313) e, posteriormente, implementado um programa de intervenção designado por
“Nós e os Outros”, envolvendo toda a comunidade educativa. No final, foi efetuada nova avaliação (2º momento:
n=298).
Resultados: A dimensão do bullying encontrada é concordante com os resultados da literatura, diminuindo de
14.6% para 10.7% dos estudantes que referem já terem sido vítimas nos últimos dois meses. Relativamente aos
bully-provocadores, os resultados evidenciaram diferenças marginais na intensidade do fenómeno, revelando
uma diminuição dos comportamentos de agressividade verbal entre os dois momentos (Z= -1.808, p= .071).
Conclusões: Considera-se pertinente que este tema conste do programa educativo deste AVENP e,
provavelmente, de outros contextos educativos. O bullying tem características mutáveis e a escola tem o papel
de o monitorizar, numa perspetiva longitudinal para favorecer a modificação de comportamentos. O programa
implementado neste contexto teve implicações na promoção de práticas pedagógicas que fortalecem a saúde
mental dos estudantes e, consequentemente, que diminuem os níveis de violência escolar.