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Uma prática de sensibilização e intervenção na área da violência escolar

Autor(es): Macedo, Ermelinda cv logo 1 ; Macedo, João Carlos Gama Martins cv logo 2 ; Cainé, João cv logo 3 ; Novais, Rui Manuel Freitas cv logo 4

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/29477

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Violência escolar; Prática de prevenção; Prática de intervênção


Descrição
Introdução: Em contexto escolar a promoção e a educação para a saúde consiste em criar condições às crianças, adolescentes e jovens, para valorizarem e atribuírem significado a conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções tomando decisões adequadas à sua saúde. Estudos nacionais e internacionais revelam que os estudantes observam e relatam frequentemente experiências de bullying nas escolas. Tendo em atenção as suas consequências nefastas e a sua prevalência, justifica-se a preocupação dos agentes educativos em percebê-los e minimizá-los. Objetivos: Caracterizar o bullying num grupo de estudantes que frequentam um Agrupamento Vertical de Escolas do Norte de Portugal (AVENP); 2)Avaliar um programa de intervenção baseado no fenómeno do bullying. Metodologia: Recorrendo a uma amostra aleatória e estratificada por anos de escolaridade e através do questionário “Diagnóstico do Bullying na Escola” da Direção Geral da Saúde, foi efetuada uma avaliação diagnóstica (1º momento: n=313) e, posteriormente, implementado um programa de intervenção designado por “Nós e os Outros”, envolvendo toda a comunidade educativa. No final, foi efetuada nova avaliação (2º momento: n=298). Resultados: A dimensão do bullying encontrada é concordante com os resultados da literatura, diminuindo de 14.6% para 10.7% dos estudantes que referem já terem sido vítimas nos últimos dois meses. Relativamente aos bully-provocadores, os resultados evidenciaram diferenças marginais na intensidade do fenómeno, revelando uma diminuição dos comportamentos de agressividade verbal entre os dois momentos (Z= -1.808, p= .071). Conclusões: Considera-se pertinente que este tema conste do programa educativo deste AVENP e, provavelmente, de outros contextos educativos. O bullying tem características mutáveis e a escola tem o papel de o monitorizar, numa perspetiva longitudinal para favorecer a modificação de comportamentos. O programa implementado neste contexto teve implicações na promoção de práticas pedagógicas que fortalecem a saúde mental dos estudantes e, consequentemente, que diminuem os níveis de violência escolar.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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