Detalhes do Documento

Estratégias de comunicação para publicações de moda online : estudo de caso da ...

Autor(es): Almeida, Eduarda Gomes de cv logo 1

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/29473

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Globalização; Publicações de moda online; Colagens Boémias; Estratégias de comunicação; Globalization; Online fashion publications; Communication strategies


Descrição
Dissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda A presente dissertação de mestrado teve como finalidade analisar uma publicação de Moda online e, desenvolver uma estratégia de comunicação que seja capaz de chegar a mais públicos-alvo. Numa primeira instância, a pesquisa incide sobre os efeitos da globalização na sociedade contemporânea e nas possibilidades que oferece. Neste sentido, os meios de comunicação e, mais especificamente as revistas de Moda tiveram de adaptar-se a novos processos de interação com os seus leitores. O universo online permite agora uma infinidade de caminhos possíveis, para a transmissão/receção de informação. A forma como se comunica uma determinada mensagem foi reajustada, e os canais disponíveis para a divulgar crescem a cada dia que passa. Tendo em conta esta nova problemática, selecionou-se uma publicação de moda, arte e design, que estivesse inserida na dinâmica deste meio. A escolha recaiu na Revista Colagens Boémias, uma publicação recente no mercado, que apresenta uma grande variedade temática e uma linguagem em sintonia com a contemporaneidade. Aqui foi recolhida informação relativamente à sua origem, identidade, público-alvo, concorrência e mensagem transmitida enquanto publicação de moda online. Posteriormente foi desenvolvido um plano de comunicação, para a revista que tem como objetivo difundir uma mensagem específica e estabelecer uma relação de proximidade com o público. Neste sentido foi elaborada uma estratégia de comunicação, a ser implementada de modo a alcançar os objetivos pretendidos. Esta consiste num guião para uma curta-metragem de aproximadamente 20 minutos, que depois de executada será distribuída através da internet e das redes sociais. The present masters' dissertation aimed to analyze a Online Fashion publication, and develop a communication strategy able to expand it in the market. In a first instance, the research focuses on the effects of globalization has caused in current contemporary society, and in the possibilities it offers. Accordingly, the communication media, and more specifically the fashion magazines had to adapt to these conditions. The online world now enables a myriad of possible paths for the transmission and reception of information. The way a certain message is communicated was readjusted, and the channels available for its promotion grow with each passing day. Given this new issue, a fashion, art and design publication inserted in this environment was selected. The choice fell on Colagens Boémias, a recent magazine on the market, offering a wide thematic variety and a contemporary language. Here information was gathered regarding its origin, identity, target audience, competition, and the message transmitted as an online fashion publication. Subsequently a communication plan for this magazine was developed, which aims to spread a specific message and connect with the public. For that purpose a communication strategy was outlined, to be implemented in the near future. This is a script for a short film of about 20 minutes, which after execution, will be distributed by the internet and social networks.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Cunha, Joana; Gama, Maria Gabriela
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia