Autor(es):
Almeida, Eduarda Gomes de
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/29473
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Globalização; Publicações de moda online; Colagens Boémias; Estratégias de comunicação; Globalization; Online fashion publications; Communication strategies
Descrição
Dissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda A presente dissertação de mestrado teve como finalidade analisar uma publicação de
Moda online e, desenvolver uma estratégia de comunicação que seja capaz de chegar a mais
públicos-alvo. Numa primeira instância, a pesquisa incide sobre os efeitos da globalização na
sociedade contemporânea e nas possibilidades que oferece. Neste sentido, os meios de
comunicação e, mais especificamente as revistas de Moda tiveram de adaptar-se a novos
processos de interação com os seus leitores. O universo online permite agora uma infinidade de
caminhos possíveis, para a transmissão/receção de informação. A forma como se comunica
uma determinada mensagem foi reajustada, e os canais disponíveis para a divulgar crescem a
cada dia que passa.
Tendo em conta esta nova problemática, selecionou-se uma publicação de moda, arte e
design, que estivesse inserida na dinâmica deste meio. A escolha recaiu na Revista Colagens
Boémias, uma publicação recente no mercado, que apresenta uma grande variedade temática e
uma linguagem em sintonia com a contemporaneidade. Aqui foi recolhida informação
relativamente à sua origem, identidade, público-alvo, concorrência e mensagem transmitida
enquanto publicação de moda online. Posteriormente foi desenvolvido um plano de
comunicação, para a revista que tem como objetivo difundir uma mensagem específica e
estabelecer uma relação de proximidade com o público. Neste sentido foi elaborada uma
estratégia de comunicação, a ser implementada de modo a alcançar os objetivos pretendidos.
Esta consiste num guião para uma curta-metragem de aproximadamente 20 minutos, que
depois de executada será distribuída através da internet e das redes sociais. The present masters' dissertation aimed to analyze a Online Fashion publication, and
develop a communication strategy able to expand it in the market. In a first instance, the
research focuses on the effects of globalization has caused in current contemporary society, and
in the possibilities it offers. Accordingly, the communication media, and more specifically the
fashion magazines had to adapt to these conditions. The online world now enables a myriad of
possible paths for the transmission and reception of information. The way a certain message is
communicated was readjusted, and the channels available for its promotion grow with each
passing day.
Given this new issue, a fashion, art and design publication inserted in this environment
was selected. The choice fell on Colagens Boémias, a recent magazine on the market, offering a
wide thematic variety and a contemporary language. Here information was gathered regarding its
origin, identity, target audience, competition, and the message transmitted as an online fashion
publication. Subsequently a communication plan for this magazine was developed, which aims to
spread a specific message and connect with the public. For that purpose a communication
strategy was outlined, to be implemented in the near future. This is a script for a short film of
about 20 minutes, which after execution, will be distributed by the internet and social networks.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Cunha, Joana; Gama, Maria Gabriela