Autor(es):
Sousa, Ana Rita Enes Moreira de
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/29472
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Terceiro setor; Marketing social; Grupo de Ação Social do Porto (G.A.S. Porto); Third sector
Descrição
Dissertação de mestrado em Design e Comunicação de Moda Em Portugal, tal como acontece em muitos outros países, existe uma divisão por setores
que pretende proporcionar a harmonia entre os seres humanos e entre estes e a natureza. O
primeiro setor é o Estado, o segundo setor é referente ao mercado com fins lucrativos e, o terceiro
setor abrange todas as organizações da sociedade civil. Neste último, Portugal encontra-se em
estado de emergência segundo um estudo realizado pelo CIEREC (Centre Interdisciplinaire d'Etudes
et de Recherches sur l'Expression Contemporaine) no ano 2000. Isto significa que, os conceitos de
ecónomia social e terceiro setor, ainda se encontram indefinidos, no entanto, o setor não lucrativo
português tem vindo a representar uma força económica significativa no país. Existe hoje uma
grande diversidade de formas legais no campo das organizações da sociedade civil portuguesas,
desde as associações, cooperativas, museus, fundações, organizações não governamentais para o
desenvolvimento (ONGD), instituições de desenvolvimento local (IDL) e associações mutualistas. O
Grupo de Ação Social do Porto (G.A.S. Porto) é a ONGD que se aborda no estudo de caso desta
dissertação que por sua vez resultou na criação de um plano estratégico de angariação de fundos
constituído por três planos de ação. Neste sentido, na primeira parte da fundamentação teórica foi
necessário consolidar e esclarecer os mais variados conceitos associados ao marketing social,
inclusivé as campanhas para causas sociais, os adotantes escolhidos como alvo e à comunicação
integrada nas organizações não governamentais (interna e externa). Também através da revisão
bibliográfica, existe um capítulo sobre a angariação de fundos numa perspetiva de estudo dos
doadores, os seus comportamentos e as suas motivações. Desta forma, todo o conhecimento
literário recolhido foi posteriormente aplicado para a realização do estudo de caso que, por sua vez,
envolveu a descrição da organização em si (missão/visão/valores) e do marketing mix desta
(8P‟s), análise swot (ambiente interno/externo) e posicionamento. In Portugal, as in many other countries, there is a division for sectors that intends to
provide the harmony between human beings and between these and the nature. The first sector is
the State, the second sector is regarding to market for-profit and, the third sector covers all civil
society organisations. In the latter, Portugal is in a state of emergency according to a study by
CIEREC (Centre Interdisciplinaire d'Etudes et de Recherches sur l ' Expression Contemporaine) in
the year 2000. This means that the concepts of social economy and third sector, are still
vague/unclear, however, the non-profit sector Portuguese has come to represent a significant
economic force in the country. Today there is a wide variety of legal forms in the field of civil society
organizations in Portugal, since the associations, cooperatives, museums, foundations, nongovernmental
organizations for development (NGDOs), local development institutions (IDL) and
mutual associations. Grupo de Ação Social do Porto (G.A.S. Porto) is a NGDO that is the case study
of this dissertation that resulted in the creation of a strategic plan for fundraising constituted by
three action plans. In this sense, in the first part of the theoretical foundation was necessary to
consolidate and clarify the most varied concepts associated with social marketing, including the
campaigns for social causes, the adopters chosen as target and the integrated
communication(internal and external) in non-governmental organisations. Also through the literature
review, there is a chapter on fundraising in a perspective of study of donors, their behaviors and
their motivations. In this way, the entire literary knowledge collected was subsequently applied to
the case study, which involved the description/definition of the organization itself
(mission/vision/values) and the marketing mix this (8 p‟s), swot analysis (internal/external
environment) and positioning.