Detalhes do Documento

Modelos de decisão no processo de candidatura ao ensino superior público portugês

Autor(es): Silva, João Pedro Fernandes da cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/29466

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho


Descrição
Dissertação de mestrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação Em Portugal existem atualmente cerca de 320.000 alunos a frequentar o Ensino Secundário. Através de um estudo realizado no âmbito deste trabalho foi possível verificar que, a 5 meses da data de candidatura ao Ensino Superior, 51% dos alunos não sabiam concretamente que curso colocar na candidatura ao Ensino Superior. Foi então encontrado um número significativo (cerca de 160.000) de alunos que precisavam ser informados sobre a oferta educativa a nível nacional. Paralelamente, 25% dos cerca de 309.000 alunos que frequentam o Ensino Superior Público Português (cerca de 77.000) já mudou ou já pensou em mudar de curso no decorrer do seu percurso académico, por não estar satisfeito com a sua situação atual. Estes dois indicadores levaram os intervenientes deste projeto a pensar se a sua área de formação (Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação) poderia contribuir com uma solução para fazer frente a este problema e auxiliar os indivíduos acima referidos a tomar a decisão mais importante do seu percurso académico. Foi então delineada através do conceito de Modelos Decisão uma solução para este problema que tem por base a construção de uma ferramenta que, através de um questionário minuciosamente preparado, vai identificar para um determinado utilizador, quais as melhores alternativas para este aplicar na sua candidatura ao Ensino Superior. O contributo desta dissertação de mestrado incide na criação de Modelos de Decisão que servirão de suporte de (conhecimento e informação) ao sistema. Para tal foi seguida uma metodologia de desenvolvimento de Modelos de Decisão baseada em 5 fases que contempla, desde a definição de objetivos, identificação do problema e dos utilizadores, passando pela procura de informação, posterior construção do modelo capaz de suportar o processo de decisão. Esta solução tem como fatores chave a informação que lhe está associada, desde variáveis de vários contextos (aspetos sociais, económicos, pessoais, psicológicos, etc.), o fundamento das mesmas em conteúdos científicos ou estudos realizados com base em factos reais, e a forma como é disponibilizada aos utilizadores finais. O modelo produzido contempla a introdução de um sistema de ponderação dessas mesmas variáveis que poderá ser definido pelo próprio utilizador, sendo este a definir o que terá mais peso no seu processo de tomada de decisão. Assim o modelo é capaz de se adaptar às características intrínsecas de cada indivíduo. In Portugal there are currently about 320,000 students attending high school. Considering that, 5 months from application date, 51 % of them did not know concretely which course to apply at College, we found a significant number (about 160,000) of students who needed to be guided and informed about the educational provision at the national level. Meanwhile, 25% of the approximately 309,000 students attending Portuguese Public Higher Education (about 77,000) has changed or ever thought of changing their course during their academic career by not being satisfied with their current situation. These two indicators led the team involved in this project to think if there was a way in which their training area (Information Systems Management and Engineering) could provide a solution to tackle this problem and assist referred students to take the most important decision of their academic career. It was then outlined, through the concept of Decision Models, a solution to this problem which is based on the construction of a tool that, through a carefully prepared questionnaire will identify for a user, what are the best alternatives for his application to College. The content of this dissertation focuses on this solution, more specifically in the Decision Models that are associated with it to support knowledge and information (database). Will be followed a development methodology for Decision Models with 5 stages that cover from setting objectives, identifying the problem and users, the demand for information , subsequent model construction capable of supporting the decision making process . This solution, considering Decision Models, has the information as key factors associated with it. Since the variables from various contexts (social, economic, personal, psychological, etc), their foundation in scientific studies or in real facts content, and the presentation to the final users. The generated model contemplates the introduction of a weighting system for these variables that can be set by the user, which is the set that will carry more weight in their decision making process. Therefore the model will be able to adapt to the intrinsic characteristics of each user.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Santos, Manuel Filipe; Portela, Filipe
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia