Autor(es):
Silva, João Pedro Fernandes da
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/29466
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Dissertação de mestrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação Em Portugal existem atualmente cerca de 320.000 alunos a frequentar o Ensino Secundário.
Através de um estudo realizado no âmbito deste trabalho foi possível verificar que, a 5 meses
da data de candidatura ao Ensino Superior, 51% dos alunos não sabiam concretamente que curso
colocar na candidatura ao Ensino Superior. Foi então encontrado um número significativo (cerca
de 160.000) de alunos que precisavam ser informados sobre a oferta educativa a nível nacional.
Paralelamente, 25% dos cerca de 309.000 alunos que frequentam o Ensino Superior Público
Português (cerca de 77.000) já mudou ou já pensou em mudar de curso no decorrer do seu
percurso académico, por não estar satisfeito com a sua situação atual.
Estes dois indicadores levaram os intervenientes deste projeto a pensar se a sua área de
formação (Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação) poderia contribuir com uma solução
para fazer frente a este problema e auxiliar os indivíduos acima referidos a tomar a decisão mais
importante do seu percurso académico.
Foi então delineada através do conceito de Modelos Decisão uma solução para este problema
que tem por base a construção de uma ferramenta que, através de um questionário minuciosamente
preparado, vai identificar para um determinado utilizador, quais as melhores alternativas
para este aplicar na sua candidatura ao Ensino Superior.
O contributo desta dissertação de mestrado incide na criação de Modelos de Decisão que
servirão de suporte de (conhecimento e informação) ao sistema. Para tal foi seguida uma metodologia
de desenvolvimento de Modelos de Decisão baseada em 5 fases que contempla, desde a
definição de objetivos, identificação do problema e dos utilizadores, passando pela procura de
informação, posterior construção do modelo capaz de suportar o processo de decisão.
Esta solução tem como fatores chave a informação que lhe está associada, desde variáveis
de vários contextos (aspetos sociais, económicos, pessoais, psicológicos, etc.), o fundamento das
mesmas em conteúdos científicos ou estudos realizados com base em factos reais, e a forma
como é disponibilizada aos utilizadores finais. O modelo produzido contempla a introdução de um
sistema de ponderação dessas mesmas variáveis que poderá ser definido pelo próprio utilizador,
sendo este a definir o que terá mais peso no seu processo de tomada de decisão. Assim o modelo
é capaz de se adaptar às características intrínsecas de cada indivíduo. In Portugal there are currently about 320,000 students attending high school. Considering
that, 5 months from application date, 51 % of them did not know concretely which course to apply
at College, we found a significant number (about 160,000) of students who needed to be guided
and informed about the educational provision at the national level.
Meanwhile, 25% of the approximately 309,000 students attending Portuguese Public
Higher Education (about 77,000) has changed or ever thought of changing their course during
their academic career by not being satisfied with their current situation.
These two indicators led the team involved in this project to think if there was a way in
which their training area (Information Systems Management and Engineering) could provide a solution
to tackle this problem and assist referred students to take the most important decision of
their academic career.
It was then outlined, through the concept of Decision Models, a solution to this problem
which is based on the construction of a tool that, through a carefully prepared questionnaire will
identify for a user, what are the best alternatives for his application to College.
The content of this dissertation focuses on this solution, more specifically in the Decision
Models that are associated with it to support knowledge and information (database). Will be followed
a development methodology for Decision Models with 5 stages that cover from setting objectives,
identifying the problem and users, the demand for information , subsequent model construction
capable of supporting the decision making process .
This solution, considering Decision Models, has the information as key factors associated
with it. Since the variables from various contexts (social, economic, personal, psychological, etc),
their foundation in scientific studies or in real facts content, and the presentation to the final users.
The generated model contemplates the introduction of a weighting system for these variables that
can be set by the user, which is the set that will carry more weight in their decision making process.
Therefore the model will be able to adapt to the intrinsic characteristics of each user.