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Physical and sport activities in school and community context : what impact on ...

Autor(es): Ribeiro, Jorge Manuel Pereira cv logo 1 ; Rodrigues, Luís P. cv logo 2 ; Santos, Luísa S. cv logo 3 ; Carvalho, Graça Simões cv logo 4

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/29452

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Physical fitness; Adolescents


Descrição
N.º especial que contém os resumos do "2nd IPLeiria International Health Congress : Challenges & Innovation in Health" INTRODUCTION: Health promotion interventions usually occur at school, where young people stay longer. However, physical / sport activity can be organized not only at school but also in the community. Thus, it seems important to investigate the impact of physical activities / sports, at school or in the community, through different health indicators. OBJECTIVE: Evaluate the relationship between physical / sport activity, in or out school hours, and and body composition and physical fitness in adolescents. METHODS . A sample of 98 adolescents (mean 14.5 years) from a secondary-school was analyzed. Physical activity was assessed using pedometers, for a week and throughout 24 hours a day, and the sport activity through a questionnaire. The teenagers were subjected to the Fitnessgram test battery to assess healthy fitness zone (HFZ) in body composition and physical fitness. RESULTS : We found that adolescents with a percentage of fat mass in the HFZ are significantly more active in school hours, and that , on average and in most tests, adolescents classified in HFZ are more active in or out school hours. We have also noticed a significant relationship between the degree of involvement in sports activity in the community and be in HFZ in aerobic fitness. CONCLUSIONS: Physical and sport activities developed in school and community seem to have a significant impact on body composition and physical fitness of adolescents. INTRODUÇÃO: As intervenções de promoção da saúde ocorrem, normalmente, onde os jovens permanecem mais tempo: a escola. Contudo, a atividade física / prática desportiva pode ser organizada não só pela escola, mas também pela comunidade extra escolar. Assim, parece-nos importante verificar o impacto de atividades físicas /prática desportiva, na escola ou na comunidade, em diferentes indicadores de saúde. OBJETIVO: Avaliar a relação entre a atividade física / prática desportiva, em horário letivo e não letivo, e a composição corporal e a aptidão física em adolescentes. MÉTODOS. A amostra é constituída por 98 adolescentes (média de 14,5 anos), de uma escola do alto minho. Instrumentos – pedómetros, Bateria de Testes Fitnessgram e questionário de atividade física. A atividade física foi avaliada através de pedómetros, durante uma semana e ao longo de todo o dia, e a prática desportiva através do questionário. Os adolescentes foram sujeitos à Bateria de Testes Fitnessgram para determinar a sua composição corporal e aptidão física. RESULTADOS: Verificamos que os adolescentes com uma percentagem de massa gorda (pregas subcutâneas) na zona saudável (Health Fitness Zone - HFZ) são significativamente mais ativos em horário letivo, e que, em média e na maioria dos testes, os adolescentes classificados na zona saudável são mais ativos em período letivo e não letivo. Verificamos ainda uma relação significativa entre o grau de envolvimento na prática desportiva na comunidade e o estar na zona saudável na aptidão aeróbia. CONCLUSÕES: A atividade física e a prática desportiva desenvolvidas em contexto escolar e comunitário parecem ter um impacto significativo na composição corporal e na aptidão física dos adolescentes.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Inglês
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