Author(s):
Pereira, Nelson Araújo
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/29343
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Description
Dissertação de mestrado em Finanças O presente estudo pretende analisar o impacto do lançamento de novos produtos da
Apple, Inc. na rendibilidade das suas ações, nomeadamente se ocorrem rendibilidades
anormais para os seus acionistas quando a empresa efetue o anúncio de lançamento de um
produto ou de vários produtos.
Os estudos anteriormente efetuados noutros sectores apontavam para uma expetativa
de ocorrência de rendibilidades anormais significativas na janela de evento [-1;+1]. Esta
expetativa acentuava-se ainda mais considerando o setor em que a Apple, Inc. se insere, já
que muitos dos anúncios que a empresa faz são para divulgação de anúncios de novos
produtos e muitas vezes faz lançamento de múltiplos produtos no mesmo anúncio.
Aplicando-se a metodologia de estudo de eventos, foram recolhidos os dados da
Apple, Inc. e de alguns concorrentes, sendo que os resultados obtidos mostram que o dia do
evento é o único dia em que a Apple, Inc. apresenta rendibilidades anormais estatisticamente
significativas, as quais não se mostram estatisticamente significativas quando utilizados testes
não paramétricos mais robustos. No que respeita ao tipo de anúncios, verificamos a existência
de rendibilidades anormais estatisticamente significativas no dia do evento nos anúncios
múltiplos. Relativamente aos anúncios simples, também foram identificadas rendibilidades
anormais estatisticamente significativas, no entanto, estas não se mostram estatisticamente
significativas quando utilizados testes não paramétricos mais robustos (Corrado Rank Test).
Algumas explicações podem ser avançadas para justificar a não ocorrência de
rendibilidades anormais estatisticamente significativas no Corrado Rank Test, como sendo a
antecipação dos anúncios por parte dos investidores, a grande dimensão da empresa e o
mercado competitivo em que se insere. This study intends to analyze the impact of Apple Inc. new product launches in its
company's shares, more specifically if there are abnormal profits to the shareholders when the
company announces the launch of one or more new products.
Studies in other sectors have pointed to the expectation of the occurrence of
significant abnormal profits in the event window [-1;+1]. This is more accentuated in Apple
Inc.'s. industry, since most of the company´s announcements are of new product launches and
even multiple product launches are announced at the same time.
Applying event study methodology, data of Apple Inc.´s and its competitor's events
has been gathered and the results obtained show that the only day that Apple presents
statistically significant abnormal profits is the day of the announcement itself, but this is not
statistically significant when non parametric more sophisticated tests are applied (Corrado
Rank Test). In regards of types of announcements, statistically abnormal profits have been
verified in the announcement day of multiple events. In regards to simple announcements,
statistically abnormal profits have also been identified; however these are not statistically
significant when non parametric tests are employed.
Some explanations may be advanced to justify the non-occurrence of statistically
abnormal profits in the Corrado Rank Test, as the anticipation of the announcements by the
investors, the large dimension of the company and the competitive market in which it´s
implanted.