Autor(es):
Silva, Ana Luísa Vieira da
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/29234
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Mediação familiar; Mediação social; Violência doméstica; (Re)construção; Autonomia; Projeto de vida; Familial mediation; Social mediation; Domestic violence; (Re)construction; Autonomy; Life project
Descrição
Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação) Este estágio curricular, desenvolvido durante nove meses, teve como base um Gabinete
de Apoio à Vítima da zona norte do país. O nosso objetivo era desenvolver um projeto de
investigação-ação na área da mediação social e familiar, concretamente aplicado ao contexto
de violência doméstica.
Com o seu campo de atuação alargado a diferentes contextos, sendo de grande
importância a sua prática, achamos pertinente a sua aplicação no contexto da violência
doméstica, potenciando uma mudança positiva nas vidas das vítimas. Neste contexto, o
trabalho desenvolvido pelo mediador seria entendido como uma ferramenta para a
(re)construção do projeto de vida das vítimas que poderiam encontrar na mediação um
momento para refletir sobre o seu passado, sobre a situação de violência e as consequências
desta nas suas vidas. Desta forma, conseguiriam construir uma nova visão de si (autoconceito)
e da sociedade que as rodeia, projetando objetivos para o futuro. Este trabalho implicaria que,
mais tarde e sujeitas a situações imprevistas, estivessem capacitadas para encontrar soluções
para os seus problemas com autonomia.
Recorrendo a uma metodologia qualitativa, com o recurso a um conjunto de técnicas e
instrumentos, ou seja, os diários de bordo, a observação, análise documental, a entrevista não
diretiva, o inquérito por questionário e fichas de sessão, conseguimos orientar e avaliar as
nossas práticas e tornar esta investigação-ação mais efetiva com os diferentes intervenientes
no projeto que desenvolvemos. This curricular apprenticeship, developed during the course of nine months, took place on
a Bureau of Victim Support (Gabinete de Apoio à Vítima) on the North of Portugal. The
objective was to develop an action research project on the area of social and familial
mediation, specifically applied to the context of domestic violence.
With its field of action expanded into different contexts, where its practice is of great
importance, we thought it pertinent to apply it in the context of domestic violence, to
potentiate a positive change in the lives of its victims. In this context, the work developed by
the mediator would be understood as a tool for the (re)construction of the life project of
victims who could find, in mediation, a moment to reflect on their past, on the situation of
violence and its consequences on their lives. This way, they would be capable of building a
new vision of themselves (self-concept) and the society surrounding them, projecting
objectives for their future. This work would imply that, at a later time and subjected to
unforeseen situations, they would be enabled to find solutions for their problems
autonomously.
Using a qualitative methodology, with resource to a set of techniques and instruments,
i.e., logbooks, observation, documental analysis, non-directive interviews, surveys by
questionnaire and session records, we could guide and evaluate our practices and make this
action research more effective with the different intervenients in the project we developed.