Autor(es):
Afonso, Nuno Miguel Machado
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/29162
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática Este estudo teve como objetivos perceber a contribuição de uma abordagem construtivista
no processo de ensino-aprendizagem da Programação Orientada a Objetos num curso
profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e
compreender até que ponto esta abordagem contribui para fomentar a autonomia e a
motivação dos alunos. Durante esta investigação procurou-se estabelecer um equilíbrio
entre a tecnologia, a metodologia e as características e necessidades de aprendizagem
dos alunos concebendo-se assim um ambiente concretizador de aprendizagens. Este
ambiente permitiu melhorias significativas num conjunto de alunos que à partida
demonstravam um quadro de desinteresse pela aprendizagem, problemas de
comportamento e autonomia.
Tendo por base as metodologias stepwise improvement e worked example utilizadas no
ensino da programação na Dinamarca e metodologias baseadas em princípios
construtivistas, inclusive a teoria da flexibilidade cognitiva e aprendizagem baseada em
problemas e projetos, desenvolveu-se um conjunto de materiais didáticos e estratégias,
que permitiram aos alunos, tarefa a tarefa, concretizarem com sucesso as aprendizagens
pretendidas. Tendo em vista o sucesso desta concretização procurou-se durante este
processo promover o gosto pelo aprender e fazer através da diversificação de estratégias e
da participação ativa dos alunos. Os resultados do estudo mostram que a metodologia
aplicada é uma boa prática no ensino da programação nos cursos de formação
profissional. The objective of this study is understanding the contribution of the constructivist approach
in the learning process of object-oriented programming in a professional course of
Technical management and programming systems and realize how this approach
contributes to improve the students autonomy and motivation. During this investigation, a
balance between technology, methodology and the students’ characteristics and learning
needs was established to conceive a concretizing environment of learning. This
environment allowed significant improvements in a students’ group that showed lack of
interest, autonomy and behavior problems.
Based on Stepwise improvement and Worked example methodologies used in the teaching
of programming language in Denmark and methodologies based in constructivist
approach, including problem-based learning, project-based learning and cognitive flexibility,
have developed a set of teaching materials and strategies that allowed the students to
successfully achieve the intended learning step by step was developed. Aiming the
success, during this process, the pleasure of learning and doing, through diversification
strategies and active participation of students is highly promoted. The study results show
that the methodology used is quite effective in the teaching of programming in vocational
courses.