Detalhes do Documento

Da tarefa ao projeto : uma visão construtivista do ensino da programação orient...

Autor(es): Afonso, Nuno Miguel Machado cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/29162

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho


Descrição
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática Este estudo teve como objetivos perceber a contribuição de uma abordagem construtivista no processo de ensino-aprendizagem da Programação Orientada a Objetos num curso profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e compreender até que ponto esta abordagem contribui para fomentar a autonomia e a motivação dos alunos. Durante esta investigação procurou-se estabelecer um equilíbrio entre a tecnologia, a metodologia e as características e necessidades de aprendizagem dos alunos concebendo-se assim um ambiente concretizador de aprendizagens. Este ambiente permitiu melhorias significativas num conjunto de alunos que à partida demonstravam um quadro de desinteresse pela aprendizagem, problemas de comportamento e autonomia. Tendo por base as metodologias stepwise improvement e worked example utilizadas no ensino da programação na Dinamarca e metodologias baseadas em princípios construtivistas, inclusive a teoria da flexibilidade cognitiva e aprendizagem baseada em problemas e projetos, desenvolveu-se um conjunto de materiais didáticos e estratégias, que permitiram aos alunos, tarefa a tarefa, concretizarem com sucesso as aprendizagens pretendidas. Tendo em vista o sucesso desta concretização procurou-se durante este processo promover o gosto pelo aprender e fazer através da diversificação de estratégias e da participação ativa dos alunos. Os resultados do estudo mostram que a metodologia aplicada é uma boa prática no ensino da programação nos cursos de formação profissional. The objective of this study is understanding the contribution of the constructivist approach in the learning process of object-oriented programming in a professional course of Technical management and programming systems and realize how this approach contributes to improve the students autonomy and motivation. During this investigation, a balance between technology, methodology and the students’ characteristics and learning needs was established to conceive a concretizing environment of learning. This environment allowed significant improvements in a students’ group that showed lack of interest, autonomy and behavior problems. Based on Stepwise improvement and Worked example methodologies used in the teaching of programming language in Denmark and methodologies based in constructivist approach, including problem-based learning, project-based learning and cognitive flexibility, have developed a set of teaching materials and strategies that allowed the students to successfully achieve the intended learning step by step was developed. Aiming the success, during this process, the pleasure of learning and doing, through diversification strategies and active participation of students is highly promoted. The study results show that the methodology used is quite effective in the teaching of programming in vocational courses.
Tipo de Documento Dissertação de Licenciatura
Idioma Português
Orientador(es) Silva, Bento Duarte da
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia