Autor(es):
Santos, Vitor César Carneiro dos
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/29133
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Intraempreendedorismo; Intraempreendedor; Empreendedorismo; Cultura organizacional; Inovação; Estudo de caso; Intrapreneuring; Intrapreneur; Entrepreneuring; Corporate culture; Innovation; Case study
Descrição
Dissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Organizações e Trabalho) Quando se procuram respostas para enfrentar a problemática do desemprego, da falta de produtividade e
competitividade da economia, ou formas de conseguir o tão desejado crescimento económico, o
empreendedorismo está sempre na linha da frente como se de uma fórmula milagrosa se tratasse.
No desenvolvimento deste projeto decidimos focar-nos intensivamente no intraempreendedorismo, pois é
a base de muitos projetos empreendedores que hoje conhecemos. Sabemos que grande parte dos
empreendedores desenvolve o seu projeto enquanto trabalhador por conta de outrem e também muitas
vezes esses projetos estão associados à atividade dessa mesma empresa. Assim, e porque os projetos
empreendedores dentro de empresas já existentes têm maior probabilidade de sucesso pelo know-how
existente no seio da empresa e pelas sinergias que se geram, consideramos ser extremamente benéfico
quer para as organizações, quer para os colaboradores fomentar uma cultura de intraempreendedorismo
dentro das organizações.
Assim, através de um estudo de caso realizado numa empresa do sector da restauração, a H3 – New
Hamburgology, promotora de políticas de fomento ao intraempreendedorismo, procuramos identificar e
compreender as vantagens desta modalidade de cultura para a empresa, o seu impacto e conhecer um
pouco melhor o perfil dos novos empreendedores, os intraempreendedores.
Esta empresa fomenta o empreendedorismo nos seus colaboradores como estratégia para a inovação e
melhoria constante. Acreditam que a chave do sucesso é dar oportunidades, ouvir e envolver as pessoas
nos projetos. Na H3, há colaboradores que hoje são também sócios e parceiros da empresa. When we try to find answers to face the problematic of unemployment, lack of productivity and
competitiveness of our economy, or ways to achieve the economic growth, entrepreneuring is always on
the frontline as if it were a miracle solution.
In the development of this work we focus intensively on intrapreneuring, because is the basis of many
entrepreneurial projects we know. Many entrepreneurs develop their own projects while workers from other
companies, and many times their projects are in the same activity. So, and because we know that
entrepreneurial projects developed within experencied companies are more likely to have success, by the
existing know-how and synergies, we believe is better for companies and employees foster a culture of
intrapreneuring.
Thus, through a case study held in a restaurant chain company, H3 – New Hamburgology, promoter of
intrapreneuring policies, we seek to identify and understand the advantages and impact of this culture. We
also pretend know better the profile of the new entrepreneurs, the intrapreneurs.
This company promotes intrepreneuring has a strategy for innovation and constant improvement. They
believe the success key is to give opportunities, listen and involve the employees in projects. In H3,
employees can become members of the the company.