Autor(es):
Mello, Elenice Schmitz
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/29107
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Christa Sommerer e Laurent Mignonneau; História da arte; Arte digital; Interatividade; Análise de artistas digitais; Usabilidade; History of art; Digital art; Interactivity; Analysis of digital artists; Usability
Descrição
Dissertação de mestrado em Tecnologia e Arte Digital Com a tecnologia presente em nosso cotidiano as pessoas estão cada vez mais habituadas ao
seu uso. Sendo assim, a tarefa de lidar com computadores, periféricos e softwares precisa cada vez
menos ser explicada ou ensinada. Com isso, a participação do público em instalações ou mesmo em
obras de arte parece ter-se tornado mais natural e fluída.
Foram selecionados os artistas Christa Sommerer e Laurent Mignonneau como foco de estudo
deste trabalho. Analisou-se suas obras, técnicas e linha de criação. Além disso, a arte sempre foi um
tema que instigou a humanidade, que acompanha sua história. Como não poderia ser diferente, hoje
em dia, tem-se uma ramificação da arte: a Arte Digital. Buscou-se compreender os conceitos
intrínsecos nesse nicho da arte bem como entender de forma cronológica os caminhos que levaram
essa arte a chegar aqui.
Abordou-se ainda neste projeto, a questão da experiência do usuário, evidenciando as
sensações que o artista deseja transmitir ou mesmo como a obra havia sido idealizada e como tomou
um rumo diferente. Explorar-se-á o assunto da relação homem/máquina e sua evolução no decorrer
dos anos.
Mesmo que não exista uma única forma de criação, esta pesquisa será uma importante
ferramenta para artistas iniciantes, que ainda estão a dar seus primeiros passos. E como resultado
final desta dissertação, apresentam-se as distinções entre a criação de obras convencionais e de obras
digitais. Entendendo melhor o processo como um todo. With the technology in our everyday life, people are increasingly getting used to it. Thus, the
task of dealing with computers, peripherals and software don´t need to be explained or taught. With
this, the public paticipation in installations or even in works of art seems to have become more natural
and fluid.
It was selected the artists Christa Sommerer and Laurent Mignonneau as the focus of the study
of this work. It was analyzed their works, techniques and line creation. Moreover, art has always been
an issue that instigated humanity, it follows his history. It couldn´t be different today, when exists a
branch of art: the Digital Art. It was tried to understand the concepts inherent in this niche of the art as
well as understand chronologically the paths that led this art to get here.
It is also addressed in this project, the issue of user experience, highlighting the feelings that
the artist wishes to convey or even how the work was planned and how it has taken a different turn. It
will explore the subject of the man / machine and its evolution over the years.
Even if there is not only one form of creation, this research will be an important tool for new
artists, who are making their first steps. And as a final result of this thesis, we present the distinctions
between creating works of conventional arts and digital arts, trying to understand the whole process
better.