Autor(es):
Machado, Maria Cristina Neves
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/29099
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Tese de doutoramento em Estudos da Criança (área de especialização de Educação Especial) O tipo de modelo inclusivo e as formas adotadas pelas práticas inclusivas que se
vêm desenvolvendo na Escola contemporânea revelam ainda uma presença escassa na
literatura disponível. Da mesma forma, o sucesso da inclusão de um número significativo e
crescente de alunos diagnosticados com Perturbações do Espetro do Autismo na classe
regular, com referência ao currículo comum, permanece objeto de análise e discussão junto
dos diferentes atores no processo.
“Como se processa a inclusão do aluno com perturbações do espetro do autismo no
sistema regular de ensino?” e “De que forma e em que medida as práticas inclusivas da
escola nacional contemporânea se revelam promotoras do sucesso educativo dos alunos
com perturbações do espetro do autismo?” representam as questões de partida desta
investigação, que, de acordo com os objetivos formulados, pretende perceber de que forma
a Inclusão física, social e cognitiva do aluno com PEA na classe regular maximiza as suas
potencialidades, caraterizar a organização dos apoios especializados disponibilizados ao
aluno com PEA pelos serviços de Educação Especial, saber como a Unidade de Ensino
Estruturado favorece o sucesso educativo do aluno com PEA, identificar processos
desenvolvidos pela Escola na preparação do aluno com PEA para a vida pós-escolar e
inclusão na comunidade, discutir as práticas inclusivas da Escola nacional contemporânea
relativamente às concetualizações de Educação Inclusiva com origem na comunidade
científica. O desenho de uma metodologia qualitativa, sistematizada a partir de quatro estudos
de caso de alunos com PEA em inclusão no meio escolar, pretende, assim, compreender e
descrever as interpretações práticas da atual legislação que regulamenta a adoção de um
modelo inclusivo pela escola atual.
A recolha dos dados é representada pela entrevista junto dos diferentes agentes
educativos envolvidos, designadamente Docentes de Educação Especial, Diretores de
Turma, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais e Pais/Encarregados de Educação; pela
análise do conjunto de documentos atualmente regulamentados no contexto dos serviços de
Educação Especial, como o Relatório Técnico-Pedagógico, o Programa Educativo
Individual, o Relatório Circunstanciado e o Plano Individual de Transição; e pela
observação, direta, participante e não participante, enquanto abordagem significativa e
compreensiva.
Os resultados apontam um conjunto de fatores fragilizadores do modelo inclusivo,
tal como vem sendo praticado, designadamente no que se refere ao modelo de atendimento
adotado face às características, capacidades e necessidades do aluno com PEA; à
disponibilidade dos recursos humanos e materiais necessários; à formação dos agentes
educativos na área das NEE/PEA; à articulação entre os Docentes do ensino regular e os
Docentes de Educação Especial; aos apoios prestados por outros serviços, nomeadamente
Psicologia, Terapia Ocupacional, Terapia da Fala, ou outros; à participação e colaboração
dos Pais/Encarregados de Educação na Escola; ao desenvolvimento do potencial
biopsicossocial do aluno com PEA; à inclusão pós-escolar e na comunidade. Os resultados apontados, entre outros, permitem concluir pela identificação de
respostas, no sentido de uma educação bem sucedida dos alunos com Perturbações do
Espetro do Autismo. The type of inclusive model and the formulas adopted by the inclusive practices
that have been developing in the contemporaneous School still reveal a short presence in
the available literature. In the same way, the success of the inclusion of a significant and
growing number of students diagnosed with Autism Spectrum Disorders in the
conventional class, according to the regular curriculum, remains subject of analysis and
discussion among the different interveners in the process.
“How does the inclusion of the student with autism spectrum disorders take place in
the regular school?” and “In what way do the inclusive practices of the national
contemporaneous school show to promote the educational success of the students with
autism spectrum disorders?” represent the preliminary questions of this research, that,
according to the established goals, intends to understand to what point the physical, social
and cognitive Inclusion of the student with ASD in the conventional class maximizes his
potentialities, to characterize the organization of the specialized supports provided to the
student with ASD by the Special Education services, to know how the Unidade de Ensino
Estruturado encourages the educational success of the student with ASD, to identify
strategies developed by the School for the preparation of the student with ASD to afterschool
life and community inclusion, to discuss the inclusive practices of the national
contemporaneous school regarding the conceptualizations of Inclusive Education arising
from the scientific community. The design of a qualitative methodology, based on four case studies of students
with ASD included in the school setting, intends, therefor, to understand and describe the
practical interpretations of the existing legislation which regulates the adoption of an
inclusive model by the contemporaneous school.
The collecting of the data is represented by the interview of the different
educational agents involved, such as Special Education Teachers, Class Directors,
Psychologists, Occupational Therapists and Parents/Guardians; by the analysis of the set of
documents presently regulated in the context of Special Education services, such as the
Relatório Técnico-Pedagógico, Programa Educativo Individual, Relatório Circunstanciado
and Plano Individual de Transição; and by the observation - direct, participant and non
participant - as a significant and comprehensive approach.
The results indicate a combination of weakening factors of the inclusive model, as
practiced, namely in what concerns the attending model adopted according to the
characteristics, skills and needs of the student with ASD; the availability of the required
human and material resources; the formation of the educational agents in the field of
SEN/ASD; the articulation between the Regular Teachers and Special Education Teachers;
the support provided by other services, such as Psychology, Occupational Therapy, Speech
Therapy, or others; the participation and collaboration of Parents/Guardians in School; the
development of the biological, psychological and social potential of the student with ASD;
the post-school and community inclusion. The mentioned results, among others, allow us to conclude for the identification of
answers, in the path of a successful education of the students with Autism Spectrum
Disorders.