Autor(es):
Carvalho, Carla Fernanda Salazar
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/29058
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Socioconstrutivismo; Educação histórica; Educação geográfica; Ideias prévias; Socio constructivism; History education; Geographical education; Previous ideas
Descrição
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3ºciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário O Relatório nasce de uma Intervenção Pedagógica que encerra uma natureza dupla –
pedagógica e investigativa – decorrida em contexto educativo de duas turmas de alunos que
frequentavam o 8º ano e o 7º ano de escolaridade da Escola Básica 2,3 André Soares nas
disciplinas de História e de Geografia, respetivamente.
A bagagem conceptual com que o aluno entra na sala de aula levou-nos a desenvolver um
estudo acerca das suas ideias prévias para aferir e compreender o seu contributo para o
desenvolvimento da aprendizagem conceptual e inferencial, que são elementos essenciais da
literacia histórica e geográfica dos alunos. Com esse propósito, tentamos responder às questões
de investigação seguintes:
Como é que as ideias prévias dos alunos podem contribuir para o enriquecimento
da literacia histórica e geográfica do aluno na sala de aula e na sociedade em
geral?
De que forma as ideias prévias funcionam como um facilitador ou um entrave à
construção do conhecimento histórico e geográfico?
Dada a natureza do estudo, entendido numa abordagem de investigação ação,
concebemos um questionário para ser implementado em dois momentos diferenciados - no
início e no final da Intervenção Pedagógica - permeados por duas aulas de pendor
socioconstrutivista, e por isso projetadas no sentido da condução à mudança ou aprofundamento
conceptual. A análise de dados foi desenvolvida com recurso a uma abordagem de cariz
indutivo, inspirada na Grounded Theory. Os resultados da Intervenção Pedagógica revelam uma
progressão clara do nível qualitativo das ideias dos alunos no sentido do aprofundamento
conceptual, produto, consideramos nós, das metodologias e experiências de aprendizagem
empreendidas. Em consonância com os resultados, admitimos que a mudança conceptual
raramente envolve um total abandono de um conceito a favor de outro. Ao invés, com frequência
a mudança envolve adição de novos e retenção dos existentes, num quadro de compreensão
mais complexo. As estratégias socioconstrutivistas desenvolvidas conduziram as respostas dos
alunos para níveis de inferência mais sofisticados de tipo argumentativo no caso da História e de
tipo problematizador no caso da Geografia. Atendamos, portanto, a algo mais que os conceitos
substantivos dos alunos, mas ao contexto em que se concebem e ao «cimento» que os liga. The report starts from a Pedagogical Intervention that has a double - pedagogical and
investigative - nature carried out in an educational context of two classes, 8th and 7th grades of 2,3
André Soares basic school, in the subjects of History and Geography, respectively.
The pupils’ conceptual background when entering the classroom made us develop a study
about their previous ideas in order to understand and assess that contribution for the
development of the conceptual and inferential learning, that are essential elements of the pupils’
historical and geographical literacy. For this purpose, we tried to answer the following research
questions:
How previous ideas of the pupils can contribute for the improvement of the pupils’
historical and geographical literacy in the classroom and in the society in general?
How do previous ideas work as a facilitator or as an obstacle to the construction of
the historical and geographical knowledge?
Taking into account the nature of the study understood in a research-action approach, we
conceived a questionnaire to be implemented in two different moments – at the beginning and at
the end of a pedagogical intervention assumed in a socio-constructivism approach, thus planed in
order to promote conceptual change or deepening. The data analysis was developed using an
inductive approach inspired in the Grounded Theory. The results of the pedagogical intervention
reveal a clear progression of the qualitative level of the pupils’ ideas toward a conceptual
deepening, and that, we think, might be a result of the methodologies and learning experiences
undertaken. In line with the results, we admit that the conceptual change rarely involves a total
abandonment of a previous concept for another. Instead, often the change involves addition of
new concepts and the retention of the existing ones, within a framework of a more complex
understanding. The socio-constructivist strategies carried out led pupils’ answers to more
sophisticated inferential levels, of argumentative type in the case of History and of problematizing
type in the case of Geography. We must look, therefore, to something more that the substantive
concepts of the pupils, namely the context where they are developed and the “concrete” that
links them.