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Prática simulada do contexto real de trabalho : resolução de problemas na apren...

Autor(es): Sousa, Andreia Cristina Pereira de cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/29050

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho


Descrição
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática O presente relatório reflete o trabalho realizado na prática de ensino supervisionada, no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Informática da Universidade do Minho. A intervenção decorreu na Escola Secundária D. Inês de Castro, de Alcobaça, numa turma do 1º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, tendo sido lecionado o Módulo 5 - Estruturas de Dados Compostas, na disciplina de Programação e Sistemas de Informação. O tema refere-se à simulação do contexto real de trabalho numa empresa, como estratégia para promover o desenvolvimento de competências cognitivas e sociais e estruturar os conhecimentos dos alunos relativos à disciplina. Neste sentido, as aulas privilegiaram o trabalho em equipa, para resolução de situações problemáticas que os alunos poderão enfrentar quando ingressarem no mercado de trabalho. O ensino de programação de aplicações informáticas é um ensino predominantemente prático e experimental. Como tal, optou-se por recorrer à metodologia de Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), identificada em língua inglesa por Problem-Based Learning (PBL), onde o professor deixa de ser um transmissor de conhecimentos e assume um papel de orientador do processo de desenvolvimento da resolução do problema proposto. Os principais objetivos que se pretendeu alcançar com este projeto foram: promover a aprendizagem de Programação; desenvolver o pensamento lógico e espírito reflexivo e crítico dos alunos; promover o trabalho em equipa; desenvolver competências na resolução de problemas. O trabalho realizado foi, pelo seu caráter diferenciado, um trabalho arriscado e exigente, uma vez que, para responder às situações que foram surgindo, implicou a construção de instrumentos e estratégias ao longo do processo de ensino-aprendizagem. No entanto, considerando o contexto da intervenção pedagógica, os resultados obtidos revelam o sucesso da metodologia implementada. This report reflects the work developed in the practice of supervised teaching, within the context of a Professional Internship of the Masters in Computers Education of the ‘Universidade do Minho’. The intervention took place at the High School D. Inês de Castro, in Alcobaça, with a 1st year class of the Professional Course of Management and Programming of Information Systems Technician, while teaching Level 5 – Composite Data Structures, in the subject of Information Systems Programming. The topic refers to the simulation of a real work environment of a given company, as a strategy to promote cognitive and social skills development and help organize the students’ understanding of the subject at hand. Thereby, the classes favored teamwork, to solve problematic scenarios which they may encounter when entering the job market. Learning computer applications programming is predominantly practical and experimental. As such, we chose to use the methodology of Problem-Based Learning (PBL) where the teacher ceases to be a transmitter of knowledge and plays a role in guiding the development process of problem’s resolution. The project’s main goals were: to promote the apprenticeship of Programming; to develop the students’ logical thinking and reflective and critical spirit; to promote teamwork; to develop skills in problem solving. The work, by its distinctive character, was a risky work and demanding, since, to respond to situations that arose, involved the construction of instruments and strategies throughout the process of teaching and learning. However, considering the context of the educational intervention, the results obtained revealed the success of the methodology implemented.
Tipo de Documento Dissertação de Licenciatura
Idioma Português
Orientador(es) Ramos, Altina; Osório, António José
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