Autor(es):
Miranda, Isabel Maria de Oliveira
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/29029
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário O presente relatório insere-se no âmbito da realização do estágio profissional do
Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
e pretende documentar o trabalho realizado ao longo do ano letivo 2012/2013 na aplicação do
projeto de intervenção supervisionado subordinado ao tema “A Exploração de Canções no
Ensino-Aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira”. O referido projeto foi aplicado
numa turma do Ensino Secundário (11º ano), que tinha Espanhol como disciplina específica e
que se encontrava a desenvolver o nível de língua A2, segundo o Quadro Europeu Comum de
Referência para as Línguas.
Os objetivos do projeto de intervenção centraram-se em diagnosticar os gostos e
interesses dos alunos em relação às canções e possíveis dificuldades que pudessem apresentar
relativamente à aprendizagem da língua. Durante a implementação propriamente dita, a
principal finalidade foi desenvolver nos alunos a competência comunicativa. Através das
canções, subordinadas e adaptadas aos mais variados temas presentes na planificação da
disciplina, pretendeu-se promover atividades para que os alunos trabalhassem as competências
escrita, oral e cultural, tanto a nível da compreensão como da expressão e da interação.
Finalmente, foi possível avaliar o impacto da intervenção na aprendizagem dos alunos e no
desenvolvimento das suas destrezas, da sua autonomia e das estratégias utilizadas enquanto
aprendentes de uma língua estrangeira.
Todo o trabalho realizado teve por base os documentos orientadores para o ensino da
Língua Espanhola, assim como a literatura consultada, que será referida ao longo do relatório.
Os instrumentos de autorregulação foram também muito importantes no sentido de servirem de
orientação para o desenvolvimento do trabalho, permitindo uma paragem para reflexão e para
uma posterior ação mais consciente e significativa para os alunos.
O processo realizado ao longo do estágio esteve inserido numa perspetiva reflexiva,
tanto das aprendizagens dos alunos como da minha atuação enquanto professora, o que
permitiu a redefinição de estratégias de modo a alcançar os objetivos de forma mais eficaz. The present report is part of Estágio Profissional (practicum) within the Master in the
Teaching of English and Spanish in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education
and it aims to document the work done throughout the school year 2012/2013 in the application
of the supervised pedagogical project subordinated to the theme “The Pedagogical Use of Songs
in the Teaching-Learning Process of Spanish as a Foreign Language”. The referred project was
undertaken in a Secondary class (11th grade), to which Spanish was a specific subject and which
was developing the language level A2, according to the Common European Framework of
Reference for Languages.
The objectives of the pedagogical project focused on the diagnosis of the tastes and
interests of the students in relation to songs and aimed to identify possible difficulties that they
could present concerning language learning. During the implementation of the project, the
fundamental purpose was to develop students’ communicative competence. Through songs,
which were subordinated and adapted to the subject’s syllabus, it was intended to promote
activities so that students could work the written, oral and cultural competences, at the level of
comprehension, expression and interaction. Finally, it was possible to evaluate the impact of the
intervention in the students’ apprenticeship and in the development of their skills, of their
autonomy and of the strategies used as learners of a foreign language.
All the work that was carried through was based on the documents that regulate foreign
language education, as well as the specialized literature, which will be referred to throughout this
report. The self regulation instruments were also very important to serve as an orientation about
the work that was being developed, allowing a time for reflection and for a more conscious and
meaningful future action for students.
The process during this practice was embedded in a reflexive perspective of the
students’ apprenticeship, as well as of my performance as a teacher, which allowed the
redefinition of strategies in order to achieve the objectives in a more effective way.