Autor(es):
Gonçalves, Válter António Anes
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/28979
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário O presente relatório tem a finalidade de registar o trabalho desenvolvido num projeto de
intervenção pedagógica supervisionada, cujo principal objetivo foi o desenvolvimento da
competência de escrita numa turma de Português do 11º ano, e da oralidade numa turma de
Espanhol de 10º ano. Os principais objetivos do projeto foram: 1 - Avaliar o nível de consciência
dos alunos sobre o que é a escrita e a oralidade; 2 - Diagnosticar as competências de escrita e
de oralidade dos alunos e a perceção que têm das suas dificuldades e capacidades; 3 -
Promover estratégias de intervenção no âmbito do texto dramático e dramatização que
desenvolvam as competências referidas; 4 - Desenvolver a consciência de uma aprendizagem
processual e autorregulada; 5 - Avaliar o impacto das estratégias adotadas no desenvolvimento
das competências de escrita e de oralidade.
Na fase inicial, procedeu-se à observação do contexto e à avaliação das competências de
escrita e oralidade dos alunos. Com base nos documentos orientadores do processo de ensino
aprendizagem e em literatura especializada, definiu-se um conjunto de estratégias de
intervenção. Foram criados instrumentos de recolha de informação sobre a perceção dos alunos
acerca das suas competências e dificuldades e foi realizada a observação interpretativa através
de registos do desempenho dos alunos. A regulação da aprendizagem fez-se através do diálogo
constante com os alunos, ao longo da intervenção.
Os resultados revelam que o âmbito do drama é uma ferramenta propulsora do
desenvolvimento das competências visadas; além disso, o trabalho cooperativo em grupo
parece, facilitar as dinâmicas processuais de construção do texto, e fomentar a interação oral,
reduzindo a inibição de falar a língua estrangeira. No decorrer do projeto através duma atitude
reflexiva e interpretativa com suporte na literatura, foi possível constatar a evolução dos alunos
não só no âmbito das competências visadas mas também, ao nível das relações e do saber
aprender. The present report intents to present a supervised pedagogical project developed to
promote the writing skills of students (11th grade) of Portuguese and the oral skills of students
(10th grade) of Spanish. The project objectives were: 1 – to assess the student’s level of
awareness about what writing and speaking are; 2 – to diagnose the students’ writing and oral
skills and their perceptions about their abilities and difficulties; to promote intervention strategies
in the context of the drama text and dramatization which develop the referred skills; to develop
awareness of the process of self-regulated learning; 5 – to assess the strategies’ impact on the
development of the writing and oral skills.
At the initial stage, observation of the context as well as the assessment of the student´s
writing and oral skills was carried out. Based on the documents that regulate the
learning/teaching process and the specialized literature, a set of intervention strategies were
planned. Instruments for gathering data of the student’s perceptions about their competences
and difficulties were created followed by an interpretive observation through the records of the
student´s performance during the intervention process. The learning regulation was done
through constant dialog with the students throughout the process.
The project outcomes suggest that the ambit of drama is a tool that propels the
development of the referred skills; furthermore, cooperative group work seems to favor the
learning process of the processual dynamics of text construction, and promote the interaction
reducing inhibition to speak the foreign language. Throughout the development of the project,
through a reflexive and interpretive approach, supported by the literature, it was possible to verify
the student´s evolution not only on the referred skills range, but also at the relations and
knowing how to learn level.
Tipo de Documento
Dissertação de Licenciatura
Idioma
Português
Orientador(es)
Silva, António Carvalho da; Dono López, Pedro