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Dramatizando a "cena" : o drama no ensino da escrita em língua portuguesa e da ...

Autor(es): Gonçalves, Válter António Anes cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/28979

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho


Descrição
Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário O presente relatório tem a finalidade de registar o trabalho desenvolvido num projeto de intervenção pedagógica supervisionada, cujo principal objetivo foi o desenvolvimento da competência de escrita numa turma de Português do 11º ano, e da oralidade numa turma de Espanhol de 10º ano. Os principais objetivos do projeto foram: 1 - Avaliar o nível de consciência dos alunos sobre o que é a escrita e a oralidade; 2 - Diagnosticar as competências de escrita e de oralidade dos alunos e a perceção que têm das suas dificuldades e capacidades; 3 - Promover estratégias de intervenção no âmbito do texto dramático e dramatização que desenvolvam as competências referidas; 4 - Desenvolver a consciência de uma aprendizagem processual e autorregulada; 5 - Avaliar o impacto das estratégias adotadas no desenvolvimento das competências de escrita e de oralidade. Na fase inicial, procedeu-se à observação do contexto e à avaliação das competências de escrita e oralidade dos alunos. Com base nos documentos orientadores do processo de ensino aprendizagem e em literatura especializada, definiu-se um conjunto de estratégias de intervenção. Foram criados instrumentos de recolha de informação sobre a perceção dos alunos acerca das suas competências e dificuldades e foi realizada a observação interpretativa através de registos do desempenho dos alunos. A regulação da aprendizagem fez-se através do diálogo constante com os alunos, ao longo da intervenção. Os resultados revelam que o âmbito do drama é uma ferramenta propulsora do desenvolvimento das competências visadas; além disso, o trabalho cooperativo em grupo parece, facilitar as dinâmicas processuais de construção do texto, e fomentar a interação oral, reduzindo a inibição de falar a língua estrangeira. No decorrer do projeto através duma atitude reflexiva e interpretativa com suporte na literatura, foi possível constatar a evolução dos alunos não só no âmbito das competências visadas mas também, ao nível das relações e do saber aprender. The present report intents to present a supervised pedagogical project developed to promote the writing skills of students (11th grade) of Portuguese and the oral skills of students (10th grade) of Spanish. The project objectives were: 1 – to assess the student’s level of awareness about what writing and speaking are; 2 – to diagnose the students’ writing and oral skills and their perceptions about their abilities and difficulties; to promote intervention strategies in the context of the drama text and dramatization which develop the referred skills; to develop awareness of the process of self-regulated learning; 5 – to assess the strategies’ impact on the development of the writing and oral skills. At the initial stage, observation of the context as well as the assessment of the student´s writing and oral skills was carried out. Based on the documents that regulate the learning/teaching process and the specialized literature, a set of intervention strategies were planned. Instruments for gathering data of the student’s perceptions about their competences and difficulties were created followed by an interpretive observation through the records of the student´s performance during the intervention process. The learning regulation was done through constant dialog with the students throughout the process. The project outcomes suggest that the ambit of drama is a tool that propels the development of the referred skills; furthermore, cooperative group work seems to favor the learning process of the processual dynamics of text construction, and promote the interaction reducing inhibition to speak the foreign language. Throughout the development of the project, through a reflexive and interpretive approach, supported by the literature, it was possible to verify the student´s evolution not only on the referred skills range, but also at the relations and knowing how to learn level.
Tipo de Documento Dissertação de Licenciatura
Idioma Português
Orientador(es) Silva, António Carvalho da; Dono López, Pedro
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