Autor(es):
Abreu, Ana Filipa da Costa
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/28934
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música O presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Estágio
Profissional do 2º ano do ciclo de estudos do Mestrado em Ensino de Música. Integra um
trabalho de investigação, de intervenção didático-pedagógica, que pretendeu refletir sobre a
contribuição do ensino coletivo de violino, com recurso a repertório selecionado pelos alunos,
enquanto fator motivacional na aprendizagem do instrumento.
A metodologia de estudo integra-se no âmbito dos paradigmas de investigação qualitativa. A
investigação decorreu em contexto escolar real, tendo sido operacionalizada com recurso a uma
amostra de conveniência, composta por 15 elementos (correspondentes a alunos do 2º, 3º, 4º e
5º graus do Ensino Básico Articulado e Ensino Básico Supletivo, e do 6º grau Complementar
Articulado).
Os instrumentos de recolha de dados utilizados no estudo foram um questionário aplicado à
amostra em fase de pré-intervenção, com o objetivo de averiguar as suas preferências musicais
e motivação para o estudo de violino; um outro questionário aplicado à amostra após a
frequência das aulas de ensino coletivo de violino, com o qual se pretendia auferir se a seleção
de repertório efetuada pela mesma e a metodologia de ensino teriam influenciado a sua
motivação; e um terceiro questionário, dirigido aos pais dos elementos constituintes da amostra,
que visou a recolha de elementos de opinião relativos à metodologia de ensino implementada
com os seus educandos e ao nível de motivação suscitado pela mesma.
Na fase interventiva do estudo foi implementada a metodologia de ensino coletivo de violino,
sendo que o repertório trabalhado durante o ciclo de aulas considerado foi selecionado de
acordo com as preferências musicais manifestadas pela amostra. Ao ciclo de aulas seguiu-se um
estágio de quatro dias e como atividade de finalização, um concerto, realizado no dia 4 de julho,
integrado nas “5as à noite no Museu”, no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães.
Os resultados foram interpretados à luz de um referencial qualitativo descritivo, tendo sido
possível concluir-se, sem pretensão de generalizações, que tanto a metodologia de ensino
coletivo, quanto o escolha do repertório terão contribuído para fomentar a motivação na
aprendizagem do instrumento. This Report was developed under the Traineeship Course taken on the 2nd year of the Masters
degree in Music Teaching. It integrates a research on didactic and pedagogical intervention,
which sought to reflect on the contribution of the violin collective teaching, using repertoire
chosen by the students as an agent for motivating the learning of the instrument.
The study methodology is integrated within the paradigms of qualitative research. The research
took place in a real school environment and was operationalized using a convenience sample
consisting of 15 elements (corresponding to students from the 2nd , 3rd , 4th, 5th and 6th grades
of the Secondary Course from the Portuguese music education system).
The data collection instruments used in the study were a questionnaire applied to the sample in
the pre-intervention, in order to ascertain their musical preferences and motivation for practicing
the violin; another questionnaire applied to the sample, after attending the collective violin class,
with which it was intended to derive if the selection of repertoire chosen by the sample and if the
teaching methodology have influenced their motivation; and a third questionnaire, aimed at the
parents of the sample constituents, which intended to gather evidence of their opinion, regarding
the teaching methodology implemented to their children and the level of motivation that it might
have brought (to) them.
At the Interventional phase of the study, the violin collective teaching methodology was
implemented, and the repertoire worked during the considered cycle of classes was selected
according to the musical preferences expressed by the sample. After the cycle of classes, a four
day project followed, that ended with a concert held on July 4, as a part of " 5as à noite no Museu
" at Paços dos Duques de Bragança, Guimarães.
The results were interpreted according to a qualitative descriptive reference. It has been possible
to conclude, without pretense of generalizations, that both collective teaching methodology, and
the choice of repertoire have contributed to foster motivation to learn the instrument.