Author(s):
Marques, Helena Maria da Costa Queirós
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/28922
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Ensino especializado da música; Avaliação externa; Impacto e efeito; Specialized music teaching; External evaluation; Impact and effect
Description
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular) O currículo no ensino especializado de música em Portugal, depara-se com uma
referencialidade bastante ambígua. De um lado existe uma racionalidade situada entre
os mundos da educação e os mundos das artes e da cultura, nos quais a afirmação das
suas particularidades se enquadra numa perspetiva situada entre a individualização do
trabalho formativo, artístico e pedagógico e a sua integração em coletivos de dimensões
variáveis. Do outro, uma racionalidade, por parte do Estado, centrada na hegemonia de
um determinado modelo curricular, assente no “modelo escolar” protagonizado na
afirmação de um sistema educativo e de um currículo “unificado e coerente”
(Vasconcelos, 2002; Fernandes, 2007.)
O ensino especializado da música tem tido pouco destaque na literatura
académica, havendo falta de estudos científicos nesta área (Domingues, 2007). Com
esta investigação pretendemos estudar o impacto e os efeitos da avaliação externa
(Pacheco, et al, 2014) no ensino especializado da música.
Através de uma abordagem de investigação de natureza qualitativa (Bogdan &
Bikle, 1999), constituída por entrevistas a diretores dos conservatórios (n=6) e da
análise documental dos relatórios da avaliação externa, elaborados no primeiro ciclo
(2006-2011) da avaliação externa, pretendemos contribuir para a problematização do
ensino especializado da música, colaborando com os Conservatórios no seu
desenvolvimento e reflexão.
As tendências emergentes neste estudo revelam que no ensino especializado da
música, a avaliação externa tem um efeito direto na reorganização interna das escolas,
exigindo a todos os atores os mesmos procedimentos com vista a uma uniformização e
impondo a necessidade dos Conservatórios efetuarem a autoavaliação e autorreflexão.
Neste contexto, o estudo permite compreender a complexidade do ensino
especializado da música, “sustentado pela argumentação da indiferença de poder
político em relação à música e pela assunção dos conservatórios como “escolas muito
específicas” (Vasconcelos, 2002, p.28) face ao aparecimento e impacto da avaliação
externa no ensino especializado da música e nas suas organizações.
Esta dissertação faz parte do projeto de investigação sobre Avaliação Externa de
Escolas financiado através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito
do projeto PTDC/CPE-CED/116674/2010. The curriculum in specialized teaching music in Portugal, faces a rather
ambiguous situation. On the one hand there is a rationality situated between the world
of education and the world of art and culture, in which the assertion of its singularity
fits a perspective situated between the individualization of formative work , artistic and
pedagogical and their integration into collective dimensions of variables. On the other
hand, a state rationality, centered on the hegemony of a particular curriculum model ,
based on the " model school " starring the affirmation of an education system and
curriculum "unified and coherent " (Vasconcelos, 2002; Fernandes , 2007).
The specialized teaching music has had little attention in academic literature so
there is a lack of scientific studies in this area (Domingues, 2007) . With this research
we intend to study the impact and effects of external evaluation (Pacheco et al, 2014)
specialized in teaching music .
Through an approach of qualitative research (Bodgan & Biklen, 1999),
consisting of interviews with the directors of Conservatories (n=6) and documental
analysis of the external evaluation reports, prepared in the first cycle (2006-2011) of
external evaluation, working with the Conservatories in its development and reflection.
The emerging trends in this study reveal that on specialized teaching music, the
external evaluation has a direct effect on the internal reorganization of schools,
demanding to all actors the same procedures with the objective of a standardizing and
imposing to the Conservatories the need of doing self-assessment and self-reflection.
In this context, the study provides insight into the complexity of the specialized
teaching music, "supported by the reasoning of the indifference of political power in
relation to music and the assumption of conservatories as "very specific schools"
(Vasconcelos, 2002, p.28) in view of the appearance and impact of external evaluation
in specialized music teaching and in their organizations.
This dissertation is a part of a investigation project about school external
evaluation and is financed by FEDER Founds through the Factors of Competitiveness
Operational Programme – COMPETE and by National Founds through FCT –
Foundation for Science and Technology- PTDC/CPE-CED/116674/2010.