Autor(es):
Sousa, Joana Raquel Faria de
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/28917
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Educação em creche; Avaliação externa de escolas; Accountability; Qualidade; Identidade; Desenvolvimento profissional; Early childhood education; School external evaluation; Quality; Professional development; Identity
Descrição
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular) A presente investigação “Impacto de um dispositivo de Avaliação Externa na Avaliação da
Qualidade em Creche. Um estudo sobre as perspetivas de Desenvolvimento Profissional nos
Educadores de Infância” pretende analisar as transformações vividas na educação de infância
que têm vindo a alterar o âmbito curricular e a sua identidade. Numa sociedade onde se “olha”
a educação de infância numa perspetiva algo “assistencialista”, procuram-se respostas, alteramse
estruturas organizativas e modificam-se processos educativos que permitam oferecer a esta
etapa educativa uma maior credibilidade.
Uma das alterações relaciona-se com o Modelo de Avaliação da Qualidade em Creche (MAQC)
proposto pelo Instituto de Segurança Social (ISS, I.P.), relativamente às Instituições Particulares
de Solidariedade Social (IPSS). O MAQC surge com a ambição de criar um referencial normativo
que permita a avaliação da qualidade e distinga positivamente as IPSS que o estão a
implementar com base em processos de autoavaliação que forçam a eficácia através do
envolvimento de todos os atores no processo de avaliação (Stufflebeam, 2003). Num contexto de
AEE (AEE) que está relacionado com a avaliação das organizações educativas (Sobrinho, 2003),
este estudo pretende compreender o impacto da AEE na identidade e desenvolvimento
professional do educador de infância tendo como referência o MAQC.
Esta dissertação faz parte de um projeto de investigação financiado pela FCT (PTDC/CPECED/
116674/2010) intitulado “Impacto e efeitos da avaliação externa de escolas no ensino não
superior”. Neste estudo foi utilizada a metodologia qualitativa, baseada na análise documental e
no inquérito por entrevistas a educadores de infância (Bogdan & Biklen, 1994).
Os resultados empíricos apresentados realçam uma transformação da organização curricular da
educação em creche, baseada em standards qualitativos, produtividade educativa baseada no
modelo da racionalidade tyleriana e na concetualização da accountability, para justificar os
resultados da educação em creche (Taubman, 2011; Pacheco, et al, 2014). Tal como em todas
as mudanças, este referencial normativo, que se assemelha a um dispositivo de AEE, fomenta o
conflito e as oportunidades, promovendo um questionamento da identidade e desenvolvimento
profissional junto dos educadores de infância. The present study "Impact of a device in the External Evaluation Quality Assessment in Early
Childhood Education. A study on the perspectives of the Professional Development in Early
Childhood Educators" intents to analyze the transformations in early childhood education that are
changing the identity and the Curriculum. In a society that regards early childhood education in a
charitable perspective, answers are searched, organization structures are changed and
educational processes are modified in order to increase the credibility of this educational stage.
One of the changes is related with the Portuguese Social Security Institute’s (ISS, I.P.) proposal to
the institutions of the non-profit sector with early childhood education services (IPSS), with the
ambition to create a normative referential that allows an evaluation of the quality of the services
and distinguishes positively the institutions by the development of evaluation models, such as
daycare centers. In the context of the external evaluation, related to institutional evaluation
(Sobrinho, 2003), we intent to study the impact of the Portuguese school external evaluation on
the professional identity of the early childhood education teachers based on a quality evaluation
model (MAQC) applied to grant quality based on self-evaluation process to foster its effectiveness
and implicate all participants in the evaluation process (Stufflebeam, 2003). Like in every
changing process, this normative referential, which has resemblances with an external evaluation
tool, increases the conflict and the opportunities arise the debate about the impact on the early
childhood education teachers professional development and identity that the external evaluation
tools and the quality evaluation models are causing.
This dissertation is a part of a research project funded by the FCT (PTDC/CPECED/
116674/2010) entitled “Impact and effects of external evaluation on non-higher education
schools”. The methodology used in this study was qualitative, based on documentary analysis
and interviews with early childhood education teachers (Bogdan & Biklen, 1994).
The results presented are focused in a transformation of the curriculum organization for early
childhood education services, established on quality standards, educational productivity based on
Tyler’s rationality, and accountability (Taubman, 2011; Pacheco, et al, 2013).