Autor(es):
Silva, Cecília Joana Ribeiro da
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/28901
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Animação sociocultural; Tempos livres; Animador sociocultural; Adolescentes; Sociocultural animation; FreeTime; Sociocultural animator; Adolescents
Descrição
Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Associativismo e Animação Sociocultural) Sob o tema “Animação de tempos livres: representações dos adolescentes do 2º e 3º ciclo
sobre os Centros de Atividades dos Tempos Livres”, demos início ao nosso estudo sobre a
temática, onde se pretendia perceber quais as representações que os adolescentes fazem sobre
os seus tempos livres e sobre o tempo que estes passam nos CATL’s.
Inicialmente aprofundamos o conceito de animação sociocultural, por ser muito amplo e
diversificado, abrangendo diferentes públicos-alvo e diversas áreas de intervenção, sendo que
paralelamente revimos as indicações existentes sobre o perfil e papel do animador sociocultural.
No decorrer do trabalho analisamos a fase da adolescência, faixa etária em que se encontram
os nossos intervenientes do estudo, por ser muito ambígua e nem sempre fácil de se
compreender. Se, por um lado, estes dão muito valor às relações entre os grupos de pares e às
famílias, por vezes também entram em conflito com os segundos, pois nesta fase tentam conquistar
a sua independência e autonomia. Durante os seus tempos livres, prezam pelas relações
e interações com os pares, embora também não abdiquem das novas tecnologias e do desporto,
áreas pelas quais demonstram grande interesse.
Através da metodologia de investigação-ação e estudo de caso, com recurso ao questionário
e à observação, fomos dissecando os comportamentos dos adolescentes nas suas vivências
no CATL, para dessa forma podermos retirar todas as conclusões que nos serviriam para
posteriormente respondermos ao objetivo de criar um programa de intervenção motivacional
junto dos mesmos.
As conclusões do estudo demonstram que os adolescentes gostam de frequentar o
CATL, fazendo-o em grande número de forma espontânea, pois assim conseguem ter o tempo
ocupado, sendo que preferem ter atividades estipuladas para os momentos de horas livres.
Outra conclusão que pudemos retirar deste estudo é que os adolescentes dão grande
importância às suas vivências nos grupos de pares em que estão inseridas, sendo este também
um dos motivos para uma frequência assídua dos adolescentes no CATL. Under the theme "Animation leisure: representations of adolescents in the 2nd and 3rd
cycle on the Activity Centers of Free Time", we began our study on the subject with the intention
to realize which were the representations that teens make about their free time and the time they
spend in CATL's.
Initially we have deepened the concept of sociocultural animation because it was very
broad and diverse, covering different target audiences and different areas of intervention, and in
parallel we have reviewed the information available on the profile and the role of sociocultural
animator.
Throughout the paper we have analyzed the stage of the adolescence and age group of
our stakeholders in the study, because it was very ambiguous and not always easy to understand.
If, on the one hand, they are very sensitive about relationships between peer groups and
families, on the other hand, they also get into conflict with the latter, because at this stage they
try to gain their independence and autonomy. During their free time, the adolescents cherish the
relationships and interactions with their peers, without abdicating the use of new technologies
and sports and these are areas to which they show great interest to.
Through action research methodology and case study, drawn upon a questionnaire and
observation, we were dissecting the behaviors of adolescents in their experiences in the CATL, so
that we could take out all the conclusions that we would use with the goal of creating a programme
of motivational intervention with them.
The study's findings show that adolescents like to attend the social response CATL, making
it in a large number and of a spontaneous way, having their time occupied and preferring to
have programmed activities set for the moments of free time.
Another conclusion that we can withdraw from this study is that adolescents give great
importance to their experiences in peer groups in which they operate, being this one of the main
reasons for an assiduous attendance of the adolescents in the social response CATL.