Detalhes do Documento

Perguntar, explorar e descobrir sobre o mundo físico na creche e no jardim de i...

Autor(es): Silva, Cristina Maria Passos Costa e cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/28889

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Ciências e experiências; Aprendizagem ativa; Conhecimento do mundo; Sciences and experiences; Active learning; World knowledge


Descrição
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar Este relatório apresenta o projeto de intervenção pedagógica desenvolvido em contexto de creche e de jardim de infância que visou promover nas crianças atitudes e competências inerentes à aprendizagem das ciências. O projeto sob o tema - Perguntar, explorar e descobrir sobre o mundo físico na creche e no jardim de infância - partiu da identificação do interesse das crianças pela realização de experiências ligadas às ciências. Através da observação, da interação com as crianças e de uma reflexão conjunta com as educadoras cooperantes, foi possível identificar um grande interesse das crianças por atividades experimentais e uma grande curiosidade em saber mais sobre alguns fenómenos naturais. Este projeto visou responder ao interesse das crianças, ampliar a sua curiosidade, criar oportunidades de experimentação e descoberta no domínio das ciências, salvaguardando a necessária articulação com outras áreas e domínios de conteúdo para a educação pré-escolar. No jardim de infância as estratégias pedagógicas envolveram a realização de atividades experimentais e a introdução de alguns materiais na área das ciências. Quanto à intervenção em creche, as estratégias foram ao encontro das características do grupo de crianças, centrando-se na exploração de novos materiais e objetos. A intervenção no jardim de infância ampliou a curiosidade das crianças sobre diferentes fenómenos do meio ambiente, promoveu a aquisição de algumas atitudes e competências científicas, assim como o desenvolvimento de novos conhecimentos. Em creche, as atividades de exploração permitiram às crianças o contacto com novos materiais, desenvolver uma observação mais atenta e alargar os seus conhecimentos em relação ao ambiente que as rodeia. This report presents the pedagogical interventional project, developed in crèche and preschool context which aims to promote attitudes and competencies related to the learning of science. The project -“Ask, explore e discover about the surrounding (physical) world in crèche and preschool”- started bearing in mind the children’s interests regarding the experiences in sciences. Through observation, interaction with children and cooperating teachers’ thoughtfulness, it was possible to identify children’s great interest in experimental activities and a great curiosity to know more about natural phenomenons. This project aimed to fulfil children’s expectations, developing their curiosity, creating experimental opportunities in the sciences area, not forgetting the other learning areas of preschool teaching. Therefore, in preschool the pedagogical strategies were based on experimental activities and on the introduction of some materials in the sciences area. As far as the nursery school is concerned, the strategies were implemented according the children’s ages, focusing on exploring new materials and objects. The intervention in preschool broadened children’s curiosity about different phenomenons related to surrounding world, promoted the acquisition of scientific competencies, as well as developed new knowledge. In the crèche context, the exploring activities allowed children to contact with new materials, develop an eager observation and widen their knowledge related to the surrounding environment.
Tipo de Documento Dissertação de Licenciatura
Idioma Português
Orientador(es) Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia