Author(s):
Teixeira, Nélson José Fernandes
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/28837
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Educação física; Atitudes; Ano de escolaridade; Physical education; Attitudes; Year of school
Description
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de
Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário O presente documento, denominado de relatório de estágio, insere-se no 2º ciclo
de estudos conducente ao grau de Mestre de Ensino de Educação Física nos Ensino
Básico e Secundário da Universidade do Minho e pretende explicitar criticamente toda a
prática de ensino supervisionada, encontrando-se estruturada em 3 diferentes áreas: a
organização e gestão do processo de ensino e aprendizagem, a participação na escola e a
relação com a comunidade e, por último, a investigação e desenvolvimento profissional.
A área de organização e gestão do processo de ensino e aprendizagem delimita a
intervenção pedagógica na sua conceção, planeamento, realização e avaliação,
refletindo e mencionando sobre os níveis de aprendizagens verificados, as dificuldades
constatadas e as estratégias desenvolvidas para as superar. A área de participação na
escola e a relação com a comunidade refere todas as atividades desenvolvidas pelo
núcleo de estágio, indicando os seus objetivos, o contexto de realização, as estratégias
de desenvolvimento e a avaliação do evento. Por fim, a área de investigação e
desenvolvimento profissional transmite o estudo pedagógico realizado na escola. O
estudo pretende compreender as atitudes dos alunos face à disciplina de Educação Física
e analisar a influência do ano de escolaridade nessas mesmas atitudes. A amostra foi
constituída por 135 alunos do 10º e do 12º ano (66 do 10º ano e 69 do 12º ano), com
idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos. O instrumento utilizado foi o
questionário de Atitudes dos Alunos face à Educação Física (QAAEF). Os resultados
obtidos demonstram que os alunos inquiridos têm uma atitude favorável face à
disciplina, gostam e sentem satisfação/prazer nas aulas e consideram-na importante para
a sua formação global. O ano de escolaridade não influenciou as atitudes dos alunos.
Apesar de não terem existido diferenças significativas, os alunos do 12º ano quando
comparados com os do 10º manifestaram atitudes mais positivas e favoráveis perante a
disciplina. The present document, called of practicum report, parte of the 2nd cycle of studies
leading to the degree to Master of Teaching of Physical Education in Elementary and
Secondary School at the University of Minho and it aims to identify critically all the
supervised teaching practice, it’s finding structured in three different areas: the
organization and management of teaching and learning, the participation in school and
the relations with community, and finally, the research and the professional
development.
The area of organization and management of the teaching and the learning defines
the pedagogical intervention in their design, planning, implementation and evaluation,
reflecting and mentioning about the learning levels checked, the difficulties encountered
and the strategies developed to overcome them. The area of participation in the school
and the community relations refers all the activities of the core stage, to indicating the
objectives, the context of realization, the development strategies and the evaluation of
the event. Finally, the area of the research and the professional development transmits
the pedagogical study done in school. The study aims to understand the attitudes of
students face to the subject of Physical Education and to analyze the influence of the
school year in these same attitudes. The sample consisted of 135 students of the 10th
and the 12th year (66 of the and 69 of the 12th grade), with between 15 and 19 years
old. The instrument was the questionnaire of Attitudes of the Students face to Physical
Education (QAAEF). The results demonstrate that the respondents’ students have a
favorable attitude to Physical Education and they love and feel satisfaction / pleasure in
the classes. They also consider it important to their overall training. The school year
didn’t influence students' attitudes. Although there are not significant differences, the
students of the 12th grade expressed more positive and favorable attitudes towards
Physical Education than students youngers (of the 10th grade).