Author(s):
Oneto, André Filipe Oliveira Nicola
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/28824
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Educação física; Atitudes; Ano de escolaridade; Contexto de ensino; Nível socioeconómico; Physical education; Attitudes; Education level; Type of education; Socioeconomic level
Description
Relatório de estagio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário O relatório de estágio aqui apresentado pretende, de forma crítica e reflexiva,
descrever as atividades didático-metodológicas realizadas, ao longo do ano letivo de
2012/2013, do estagiário de educação física, na última etapa da formação para a
obtenção do mestrado em Ensino da Educação Física nos ensinos básico e secundário.
O compromisso declarado com as aprendizagens dos alunos e o meio escolar são
dois grandes temas deste documento, revelando-se na organização e gestão do ensino e
da aprendizagem, bem como na participação na escola e relação com a comunidade.
Nestes tópicos, as decisões tomadas precedem-se de justificações pedagógicas inerentes
ao processo de ensino-aprendizagem.
O outro foco deste trabalho assenta sobre uma vertente de investigação que
deverá estar interligada com a função pedagógica do professor e adaptada ao contexto
onde a prática de ensino supervisionada é realizada.
Diversas pesquisas têm sugerido que as atitudes são fatores que podem
influenciar não só a prática atual de atividade física, mas também a futura participação
em atividades físicas, conduzindo, portanto, à adoção de um estilo de vida ativo e
saudável. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi analisar as atitudes dos alunos face à
disciplina de educação física, verificando igualmente as diferenças das atitudes dos
alunos em função das variáveis ano de escolaridade, contexto de ensino e nível
socioeconómico. Participaram neste estudo 85 estudantes, com idades compreendidas
entre os 14 e os 16 anos, que frequentam o 9º e 10º ano de escolaridade, sendo 44
alunos do ensino básico e 41 alunos do ensino secundário. De referir ainda que 43
alunos pertencem ao ensino público e os restantes ao ensino privado.
Os resultados obtidos demonstram que os alunos apresentam, geralmente, uma
atitude positiva face à educação física, gostam dessa disciplina e consideram-na
importante na sua formação. Analisando a influência das diferentes variáveis,
constatámos que não existem diferenças estatisticamente significativas nas atitudes dos
alunos em função do seu ano de escolaridade, contexto de ensino e nível
socioeconómico. This internship report intends to critically and reflectively, describes the
didactic-methodological activities which realized throughout the school year 2012/2013
of the physical education’s trainee, in the final stage of training to obtain the master’s
degree in physical education teaching in primary and secondary level of education.
The commitment declared towards the students learning and the school is one of
the central subjects in this document, reveling itself in the areas of teaching and learning
organization and management, as well as the school participation and relations with the
community. In these areas the decisions precede the pedagogical reasons inherent to the
process of teaching and learning.
The other focus of this work rests on a research stand that should be an
interlinked with the pedagogical function of the teacher and adapted to the context
where the supervised teaching practice is being held.
Several researches have suggested that attitudes are factors that can influence not
only the current practice of physical activities, but also the future participation in
physical activity, leading therefore, to adopt an active and healthy lifestyle. In this sense
this study’s objective was to analyze the students’ attitudes in face of physical education
classes, checking also the students’ differences depending on the education’s variable
level, type of schooling and socioeconomic status. In this study, 85 students
participated, aged between 14 and 16 years old. These students attend the 9th and 10th
grade, 44 students from the elementary school and 44 from middle school. Note also
that 43 students belong to public schools and the other from private schools.
The results shows that students have, usually, a positive attitude to the Physical
Education, like this class and consider that is important in their education. Analyzing
the influence of the differences variables, we ascertain that there are no statistically
significant differences there are no differences in the attitudes of students according to
their level of education, education context and socioeconomic status.