Autor(es):
São Bento, João Luís Sousa
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/28810
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Educação física; Escola; Estágio; Aptidão física; Rendimento académico; Physical education; School; Internship; Physical fitness; Academic achievement
Descrição
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de
Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário O ano de estágio profissional é muito importante para a noção da realidade nas
escolas e para evolução de um professor. Assim, a elaboração deste relatório destina-se
a retratar o processo de formação individual baseado na reflexão crítica de tudo o que
foi desenvolvido.
Este documento começa com a apresentação das expetativas iniciais e seguido
de um enquadramento contextual. Seguidamente são descritos a intervenção pedagógica
no processo ensino-aprendizagem, a participação na escola e a relação com a
comunidade. Nestas últimas áreas, são descritas todas as dificuldades, bem como
estratégias de resolução levadas a cabo durante o ano letivo. Por fim, aborda o
desenvolvimento profissional e de investigação, ou seja, a investigação que foi levada a
cabo durante este ano letivo, apresentando a relação entre a aptidão física e o
rendimento académico, averiguando se existem diferenças entre géneros.
O objetivo deste estudo foi o de verificar as associações entre a aptidão física e
rendimento académico, e verificar as diferenças existentes entre géneros, numa
perspetiva longitudinal. A amostra, é constituída por 233 alunos do 12º ano, que
frequentaram a escola nos anos letivos 2009/2010, 2010/2011 e 2011/2012. No que aos
resultados diz respeito pode-se aferir que existe uma relação positiva entre a quase todos
os testes de aptidão física e o rendimento académico (p <0,05), sendo esta relação mais
acentuada nas meninas.
Para finalizar, são apresentadas as considerações finais, debruçando-me sobre a
importância deste estágio para o meu futuro. The year of professional internship is very important for the notion of reality in
schools and evolution of a teacher. Thus, this report is intended to portray the process
of individual training based on critical reflection of all that has been developed.
This report begins with the presentation of initial expectations followed a
contextual framework. After we describe the pedagogical intervention in teachinglearning
process, participation in school and relationship with the community.
In these latter areas we describe all the difficulties and coping strategies
undertaken during the school year. Finally, it addresses the professional development
and research, namely the investigation that was carried out during this school year,
showing the relationship between physical fitness and academic achievement
ascertaining if there are differences between genders.
The objective of this study was to verify the associations between physical
fitness and academic achievement, and verify the differences between genders in a
longitudinal perspective. The sample comprised 233 students from 12th year, who
attended the school in the academic years 2009/2010, 2010/2011 and 2011/2012. The
results showed a positive relationship between almost all tests of physical fitness and
academic achievement (p <0.05), this relationship was stronger in girls.
To finalize, concluding remarks are presented, addressing the importance of this
internship for my future.