Detalhes do Documento

Atitudes dos alunos face à disciplina de Educação Física : influência das variá...

Autor(es): Osório, Tiago Filipe Oliveira cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/28755

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Educação física; Atitudes; Género; Nível socioeconómico; Nota em educação física; Physical education; Attitudes; Gender; Socioeconomic level; Note of physical education


Descrição
Relatório de estágio de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário O presente relatório retrata as atividades pedagógicas do estagiário de Educação Física durante o ano letivo, tendo o estágio assumindo-se o momento ideal para uma aprendizagem orientada e profundamente reflexiva. Este documento aborda o enquadramento contextual, a intervenção pedagógica no processo ensino-aprendizagem, a participação na escola e a relação com a comunidade educativa. Em cada uma destas áreas procuramos contextualizar as tomadas de decisão e as opções didático-metodológicas adotadas, identificando as dificuldades e as estratégias definidas para as ultrapassar. Este relatório integra uma vertente investigativa, indissociável da interpretação e avaliação da intervenção pedagógica desenvolvida ao longo do ano letivo. São vários os estudos que evidenciam a importância de ter uma atitude favorável face à disciplina de educação física, sendo esta capaz de potenciar as aprendizagens, influenciar a participação futura dos jovens em atividades físicas e consequentemente a adoção de um estilo de vida ativo. O objetivo deste estudo foi analisar as atitudes dos alunos face à disciplina de educação física e verificar as diferenças das atitudes dos alunos em função da variável género, nível socioeconómico, e nota da disciplina. A amostra é constituída por 85 estudantes (47 rapazes e 38 meninas) do 9º e 10º ano de escolaridade, cujas idades variavam entre os 14 e 16 anos. Os resultados mostraram que os alunos evidenciam, de modo geral, uma atitude positiva face à disciplina, gostam e consideram-na importante na sua formação. Analisando a influência das diferentes variáveis, verificamos a existência de relações estatisticamente significativas entre o género, a nota final e as diferentes dimensões das atitudes. O nível socioeconómico não influencia as atitudes dos alunos face à disciplina de educação física. This report reflects the activities of the trainee teaching physical education during the school year, taking the stage assuming the ideal time for a learning-oriented and deeply reflective. This document addresses the contextual framework, the educational intervention in teaching-learning process, participation in school and community relations education. In each of these areas seek to contextualize the decision making and didacticmethodological options adopted, identifying the difficulties and strategies defined to overcome. This report includes an investigative strand, inseparable from the interpretation and assessment of educational intervention developed throughout the school year. There are several studies that show the importance of having a favorable attitude to the discipline of physical education, which is able to enhance the learning, influence the future participation of young people in physical activity and consequently the adoption of an active lifestyle. The aim of this study was to analyze the attitudes of students in the face of physical education classes and check the differences of students' attitudes depending on the variable gender, socioeconomic status, and note the discipline. The sample consisted of 85 (47 boys and 38 girls) from the 9th and 10th grade, and aged between 14 and 16 years. The results showed that students demonstrate, in general, a positive attitude to discipline, love and consider it important in its formation. Analyzing the influence of the different variables, we verify the existence of statistically significant relationships between gender, the final grade and the different dimensions of attitudes. The socioeconomic status does not influence the attitudes of students face the discipline of physical education.
Tipo de Documento Dissertação de Licenciatura
Idioma Português
Orientador(es) Pereira, Paulo
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia