Autor(es):
Osório, Tiago Filipe Oliveira
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/28755
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Educação física; Atitudes; Género; Nível socioeconómico; Nota em educação física; Physical education; Attitudes; Gender; Socioeconomic level; Note of physical education
Descrição
Relatório de estágio de Mestrado em Ensino de
Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário O presente relatório retrata as atividades pedagógicas do estagiário de Educação
Física durante o ano letivo, tendo o estágio assumindo-se o momento ideal para uma
aprendizagem orientada e profundamente reflexiva.
Este documento aborda o enquadramento contextual, a intervenção pedagógica
no processo ensino-aprendizagem, a participação na escola e a relação com a
comunidade educativa. Em cada uma destas áreas procuramos contextualizar as
tomadas de decisão e as opções didático-metodológicas adotadas, identificando as
dificuldades e as estratégias definidas para as ultrapassar. Este relatório integra uma
vertente investigativa, indissociável da interpretação e avaliação da intervenção
pedagógica desenvolvida ao longo do ano letivo.
São vários os estudos que evidenciam a importância de ter uma atitude favorável
face à disciplina de educação física, sendo esta capaz de potenciar as aprendizagens,
influenciar a participação futura dos jovens em atividades físicas e consequentemente a
adoção de um estilo de vida ativo. O objetivo deste estudo foi analisar as atitudes dos
alunos face à disciplina de educação física e verificar as diferenças das atitudes dos
alunos em função da variável género, nível socioeconómico, e nota da disciplina. A
amostra é constituída por 85 estudantes (47 rapazes e 38 meninas) do 9º e 10º ano de
escolaridade, cujas idades variavam entre os 14 e 16 anos.
Os resultados mostraram que os alunos evidenciam, de modo geral, uma atitude
positiva face à disciplina, gostam e consideram-na importante na sua formação.
Analisando a influência das diferentes variáveis, verificamos a existência de relações
estatisticamente significativas entre o género, a nota final e as diferentes dimensões das
atitudes. O nível socioeconómico não influencia as atitudes dos alunos face à disciplina
de educação física. This report reflects the activities of the trainee teaching physical education
during the school year, taking the stage assuming the ideal time for a learning-oriented
and deeply reflective.
This document addresses the contextual framework, the educational intervention
in teaching-learning process, participation in school and community relations education.
In each of these areas seek to contextualize the decision making and didacticmethodological
options adopted, identifying the difficulties and strategies defined to
overcome. This report includes an investigative strand, inseparable from the
interpretation and assessment of educational intervention developed throughout the
school year.
There are several studies that show the importance of having a favorable attitude
to the discipline of physical education, which is able to enhance the learning, influence
the future participation of young people in physical activity and consequently the
adoption of an active lifestyle. The aim of this study was to analyze the attitudes of
students in the face of physical education classes and check the differences of students'
attitudes depending on the variable gender, socioeconomic status, and note the
discipline. The sample consisted of 85 (47 boys and 38 girls) from the 9th and 10th
grade, and aged between 14 and 16 years.
The results showed that students demonstrate, in general, a positive attitude to
discipline, love and consider it important in its formation. Analyzing the influence of
the different variables, we verify the existence of statistically significant relationships
between gender, the final grade and the different dimensions of attitudes. The socioeconomic
status does not influence the attitudes of students face the discipline of
physical education.