Autor(es):
Ferreira, Sérgio Duarte Pereira Rodrigues
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/28752
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Relatório de estágio; Filosofia; Didática da filosofia; Filosofar; Internship report; Philosophy; Didactics of philosophy; Philosophize
Descrição
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário O trabalho que se segue é o relatório de estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no
Ensino Secundário relativo ao ano letivo de 2012/2013 com o título Potenciar o filosofar no
ensino e aprendizagem da filosofia: uma experiência com alunos de Filosofia no 11º ano de
escolaridade, que decorreu na Escola Secundária de Vilela, concelho de Paredes, distrito do
Porto, que, como o título indica, se aplicou numa turma do 11º ano.
Este relatório é composto por dois capítulos. No primeiro é apresentado o contexto em
que decorreu o estágio assim como o plano geral de intervenção, decorrente do Projeto de
Intervenção Pedagógica, através do qual se estabeleceram as questões de investigação e fixaram
os objetivos. O segundo capítulo, o de desenvolvimento e avaliação da intervenção, divide-se em
5 partes: primeiro, abordam-se as questões teóricas preliminares, com o foco na questão
educativa central traduzida no dilema crítico vs. Conservador; segundo, define-se a natureza da
filosofia como base essencial à definição de uma didática; terceiro, carateriza-se a didática da
disciplina que decorre da natureza da filosofia que ficou estabelecida na parte anterior; quarto,
estabelece-se e carateriza-se o método pelo qual se pretendeu colocar em prática a tese central
do relatório e que dá título ao mesmo, Potenciar o filosofar no ensino e aprendizagem da filosofia
que, por sua vez, decorre das partes 2 e 3; quinto, descrevem-se detalhadamente as atividades
que se realizaram na experiência de estágio e faz-se uma avaliação de toda a intervenção face ao
contexto teórico estabelecido nas partes anteriores e face aos objetivos estabelecidos no primeiro
capítulo. O relatório fica completo com a introdução, conclusão, referências bibliográficas e
anexos.
A tese central deste relatório é a convicção de que é necessário potenciar o filosofar no
ensino e aprendizagem da filosofia para seja possível a prática de uma didática verdadeiramente
filosófica, articulando as caraterísticas de abertura, especulação e postura crítica com os
conteúdos da filosofia. The following paper, the internship report of the Masters Degree in Philosophy Teaching
in Secondary School relative to the school year of 2012/2013 with the title Enhance the
philosophizing in teaching and learning of philosophy: an experiment with Philosophy students at
the 11º grade that took place in Vilela Secondary School, county of Paredes, Oporto district,
which, as the title indicates, applied to an 11º grade class.
This paper comprises of two chapters. In the first it is presented the context in which the
internship took place as well as the general intervention plan, following the Pedagogical
Intervention Project, by which the research questions were established and the goals were set.
The second chapter, the development and evaluation of the intervention, is divided in 5 parts:
first, the preliminary questions are approached, with the focus on the central educational issue
translated on the dilemma critical vs. conservative; second, the nature of philosophy is defined as
an essential basis to the definition of a didacticism; third, the subject’s didacticism is
characterized which stems from the nature of philosophy that was established in the previous
part; fourth, it is established and characterized the method through which it was intended to put
into practice the central thesis of the report and that gives it it’s title, Enhance the philosophizing
in teaching and learning of philosophy which, by it’s turn, stems from the parts 2 and 3; fifth, the
activities that were carried out in the internship experience are described in detail and an
evaluation is made of the whole intervention against the theoretical context established in the
previous parts and against the goals established in the first chapter. The report is completed with
the introduction, conclusion, bibliographical references and attachments.
The central thesis of this paper is the conviction that it is necessary to enhance the
philosophizing in teaching and learning of philosophy in order to be possible to practice a truly
philosophical didacticism, articulating the characteristics of openness, speculation and critical
stance with the contents of philosophy.