Detalhes do Documento

Experiências de pensamento no ensino da filosofia

Autor(es): Silva, Idalina Maria Correia da cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/28744

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Relatório de estágio; Ensino da filosofia; Experiências de pensamento; Internship report; Philosophy teaching; Thought experiments


Descrição
Relatório de estágio de mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário O recurso a experiências de pensamento é um clássico da história da filosofia. Na verdade, a filosofia é uma extensa galeria de experiências de pensamento. Por que razão os filósofos recorrem tão frequentemente a experiências de pensamento? A história das experiências de pensamento pode elucidar-nos sobre a natureza do pensamento filosófico? Se os filósofos as empregam tão abundantemente, beneficiará o ensino da filosofia com a sua aplicação e em que medida? No presente trabalho que tem por título, Experiências de pensamento no ensino da filosofia, descrevo a minha prática de ensino que se caracterizou pela sua aplicação e fundamento teoricamente o seu emprego tentando dar uma resposta a todas estas questões. Este trabalho consiste no relatório do estágio que integra o Mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário e que foi concretizado no ano letivo de 2012/2013 na Escola Secundária Martins Sarmento, em Guimarães, com a turma 10ºCT3. Thought experiments are a classic resource found all through the history of philosophy. Indeed, philosophy is an extensive gallery of thought experiments. Why do philosophers resort to thought experiments so often? Can the history of thought experiments elucidate us about the nature of philosophical thought?If philosophers employ them so abundantly, will the teaching of philosophy benefit from the application of thought experiments? And so to what extent? In this work entitled Thought experiments in the teaching of philosophy I describe my teaching practice with the application of thought experiments in the classroom while I research the theoretical foundation for such practice. This work is the final report of the supervised teaching internship integrated in the “Teaching of Philosophy in High School” masters programme and was implemented during the academic year 2012/2013 with the 10th grade CT3 class of Martins Sarmento High School in Guimarães.
Tipo de Documento Dissertação de Licenciatura
Idioma Português
Orientador(es) Martins, Custódia
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia