Author(s):
Gonçalves, Henrique António Dantas
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/28740
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Description
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário A intervenção pedagógica decorreu numa escola Secundária/3 de Braga numa turma do
8.º ano, composta por 27 alunos, nas disciplinas de Ciências Naturais e Formação Cívica e visou
compreender o papel da educação em ciências na educação para o desenvolvimento
sustentável. A opção pela implementação deste projeto justificou-se pela pertinência na
subunidade considerada, dada a importância da formação destes alunos para uma participação
ativa, no sentido da resolução de problemas ambientais, tal como sugerem as linhas
orientadoras nacionais. Assim, este projeto de intervenção pedagógica desenvolveu-se com o
intuito de promover a (re)construção do conhecimento substantivo associado às perturbações do
equilíbrio dos ecossistemas, proporcionar algumas situações de aprendizagem que contribuam
para o desenvolvimento do conhecimento processual, promover o conhecimento orientado para
a ação (conhecimento sobre as consequências e causas do problema, estratégias de mudança,
visões e experiências de ação) e encorajar a planificação e desenvolvimento de ações que visem
contribuir para a resolução, individual e/ou coletiva, dos problemas investigados. Para avaliar o
impacto da intervenção pedagógica procedeu-se à análise da evolução do conhecimento
substantivo associado às perturbações do equilíbrio dos ecossistemas durante o projeto de
intervenção pedagógica, à análise da evolução do conhecimento processual durante o
desenvolvimento do projeto de intervenção pedagógica, à caracterização do tipo de
conhecimento orientado para a ação que foi reconstruído pelos alunos para a resolução dos
problemas ambientais e à avaliação de como evoluiu o grau de participação e cooperação dos
alunos na resolução de problemas ambientais reais.
Os dados que permitiram avaliar a intervenção pedagógica, foram recolhidos através de
vários instrumentos que permitiram relacionar os resultados das várias atividades: questionário
de conhecimentos, documentos produzidos pelos alunos, grelha de auto e coavaliação do
trabalho de grupo e observação participante.
Os resultados obtidos evidenciam uma evolução pouco significativa relativamente aos
conhecimentos substantivo e processual. O tipo de conhecimento orientado para a ação foi
reconstruído apenas através da dimensão ecológica dos problemas e não das dimensões
psicológicas e sociais, tendo-se registado um aumento do grau de participação no decurso da
intervenção pedagógica.
Estes resultados sugerem a necessidade de continuar o desenvolvimento das
competências processuais dos alunos, bem como da sua competência para a ação, importante
na abordagem pedagógica participativa orientada para ação, com o intuito de contribuir para a
sustentabilidade na Terra. A pedagogic intervention took place in a school for students from the 7th to 12th grades,
located in Braga, in a 8th grade class composed of 27 students, in a Natural Sciences and a
Civics class. The intended goal was to understand the role of science education in the field of
education for sustainable development. The decision to implement this project resulted from the
relevance of this particular subunit, given the importance of educating these students for an
active participation, directed at solving environmental problems, as suggested by national
guidelines. Therefore, this pedagogic intervention project was developed with the purpose of
promoting the (re)construction of the substantive knowledge associated with disturbances in the
balance of ecosystems; providing a few learning situations that could contribute to the
development of procedural knowledge; fostering knowledge aimed at action (knowledge about the
consequences and causes of the problem, change strategies, visions and experiences of action);
and encouraging the planning and development of actions intended to contribute to the
resolution, at an individual and/or collective level, of the problems that are being researched. To
evaluate the impact of the pedagogic intervention, several steps were undertaken: analysis of the
evolution of the substantive knowledge associated to the disturbances in the balance of
ecosystems during the pedagogic intervention project; analysis of the evolution of procedural
knowledge during the development of the pedagogic intervention project; description of the type
of action-oriented knowledge that was rebuilt by students to solve environmental problems; and
finally, evaluation of how the degree of students' participation and cooperation in the resolution of
real environmental problems evolved.
The data that made the evaluation of the pedagogic intervention possible were collected
using several measures that allowed for the articulation of the results from the different activities:
a questionnaire to assess knowledge, documents elaborated by the students, a self and heteroassessment
chart to evaluate the tasks performed in a group, and participant observation.
The results obtained show a progression with little significance concerning substantive
and procedural knowledge. The type of knowledge oriented towards action was rebuilt solely
according to the ecologic dimension of the problems, and not their psychological and social
dimension; here, an increase of the degree of participation during the pedagogic intervention was
registered.
These results suggest the need to continue developing the procedural skills of students,
as well as their action competence, which are important in a participative pedagogic actionoriented
approach, with the intent of contributing to the sustainability of the Earth.