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Supervisão e relação supervisiva na avaliação de desempenho docente : um estudo...

Autor(es): Rodrigues, Cátia Juliana Vitoriano cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/28673

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Avaliação de desempenho docente; Supervisão pedagógica; Desenvolvimento profissional; Relação supervisiva; Teacher’s performance evaluation; Pedagogical supervision; Professional development; Supervisory relationship


Descrição
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas) O estudo que aqui se apresenta visou analisar conceções de supervisão e a relação supervisiva, em contexto de avaliação de desempenho docente, com especial enfoque no discurso e estilos de supervisão. Surgiu no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação – Área de Especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas da Universidade do Minho. Desenvolvido no ano letivo 2010/2011, o estudo teve como objetivos i) Caracterizar a relação supervisiva e estilo de supervisão presente no processo de avaliação de desempenho docente; ii) Conhecer representações e perceções dos professores (avaliador e avaliados) relativamente à relação supervisiva no processo de avaliação de desempenho docente; e iii) Identificar potencialidades e constrangimentos dos procedimentos de supervisão/ avaliação e da relação supervisiva no processo de avaliação de desempenho docente. Partindo dum paradigma naturalista e qualitativo de investigação, este estudo desenvolveu-se em ambiente natural. Foram inquiridos 8 professores dum departamento de línguas duma escola do Norte do país e áudio-gravados os encontros supervisivos com 3 destes professores. A recolha da informação aconteceu em três fases: um questionário antes do início do processo de avaliação docente; áudio-gravações dos encontros que decorreram durante o processo de observação de aulas e um questionário após o término do processo avaliativo. Os resultados permitem concluir que o processo de avaliação de desempenho docente estudado não cumpriu os objetivos a que se propôs, assim como não incidiu de forma igual sobre as dimensões a avaliar, causando constrangimentos e tensões junto dos docentes envolvidos no processo. Relativamente à relação supervisiva, esta apresenta-se como aspeto favorável ao desenvolvimento profissional no processo da avaliação de desempenho docente. The study presented aimed at analysing conceptions of supervision and the supervisory relationship, in a teacher’s performance evaluation context, with special emphasis in the supervisory discourse and supervisory styles. It is part of a Master in Educational Sciences – Pedagogical Supervision in Language Education from the University of Minho. Developed in the school year of 2010/2011, it aimed at i) Characterise the supervisory relationship and the supervisory approach within the teacher’s performance evaluation process; ii) Get to know the teacher’s (evaluator and evaluated) representations and perceptions regarding the supervisory relationship within the teacher’s performance evaluation; and iii) Identify potentialities and constraints that arise from the supervision/ evaluation procedures and from the supervisory relationship within the teacher’s performance evaluation. Starting from a naturalistic and qualitative research paradigm, this study was developed in a natural environment. 8 teachers from a language department of a school in the North of Portugal were inquired and the supervisory meetings with three of these teachers were audiotaped. Data gathering occurred in three phases: a questionnaire before the beginning of the teacher’s evaluation process; audiotaping from the meetings that occurred during the classroom observation process and a questionnaire at the end of that process. The results indicate that the teacher’s performance evaluation process did not fulfil its objectives, as well as it did not equally focused on the dimensions to evaluate, causing constraints and tensions in the teachers involved in the process. As far as the supervisory relationship is concerned, it presents itself as enhancing teachers’ professional development within teacher’s performance evaluation.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Moreira, Maria Alfredo
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