Autor(es):
Almeida, Alexandra Isabel Costa Bigotte de
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/28659
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Criatividade; Crise; Desemprego; Empreendedorismo; Ensino superior; Inovação; Qualificação; Moda; Slow-fashion; Sustentabilidade; Creativity; Crisis; Entrepreneurship; Fashion; Higher education; Innovation; Qualification; Sustainability; Unemployment
Descrição
Dissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda Num ambiente onde predomina a crise económica, a moda portuguesa, como setor em
crescimento, apresenta no seu contexto a criatividade, a inovação e a qualificação como
resultados da relação triangular que se estabelece entre o ensino superior, o desemprego e o
empreendedorismo.
Fatores que à primeira vista parecem problemáticos, quando trabalhados em conjunto podem
constituir-se como uma oportunidade, especialmente para os jovens como futuro do país.
Aliando esta realidade com as mudanças emergentes no setor da moda, que se quer cada vez
mais sustentável com o fim do fast-fashion, o trabalho aqui apresentado pretende constituir-se
como uma proposta de desenvolvimento de uma organização criativa em Portugal que tenha
como missão a promoção do trabalho de estudantes de design de moda de Instituições de
Ensino Superior portuguesas.
Como base do estudo exploratório, foram utilizadas metodologias que permitiram realizar um
diagnóstico estratégico, ou seja, um estudo necessário para a compreensão da viabilidade de
implementação da proposta, o que resultou num modelo de negócio inovador que pode ser
utilizado por qualquer pessoa que pretenda desenvolver um plano para o seu próprio negócio. In an environment dominated by economic crisis, the Portuguese fashion, as a growing sector,
presents in its context the creativity, the innovation and the qualification as a result of the
triangular relationship that is established between higher education, unemployment and
entrepreneurship.
Factors that at first glance seem problematic, when worked together can constitute themselves
as an opportunity, especially for young people as the future of the country.
Combining this fact with the emerging changes in the fashion industry, which must become more
sustainable with the end of fast fashion, this work aims to establish itself as a proposal for the
development of a creative organization in Portugal, that has the mission of promoting the work of
fashion design students from the Portuguese Higher Education Institutions.
As the basis of the exploratory study, were used methodologies that allowed to develop a
strategic diagnostic, a necessary research for understanding the feasibility of the proposal
implementation, which resulted in na inovative business model that can be used by any person
who intends to create a plan for their own business.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Guedes, Maria da Graça; Morais, João Daniel Faria Gomes