Author(s):
Almeida, José Carlos Costa de
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/28626
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Description
Tese de doutoramento em Engenharia Civil A evolução das redes de transportes tem acompanhado, ao longo do tempo, a própria
evolução das sociedades. Hoje, como tem sido ao longo dos tempos, tem um peso
fundamental quer no desenvolvimento social quer no económico. As pontes, pelas suas
características singulares, são elementos que permitem que as vias atravessem rios, estuários,
canais, vias, vales e muito outros obstáculos, tanto naturais como criados pelo Homem. Dado
que a deterioração das obras de arte é inevitável, é fundamental que a sua gestão se faça
otimizando os cada vez mais escassos recursos existentes.
Pretende-se com a presente Tese criar um método inovador que permite quantificar os custos
de ciclo de vida de tabuleiros de pontes rodoviárias em betão armado, possibilitando, deste
modo, apoiar a tomada de decisão no que concerne à escolha de entre diversas alternativas de
construção / reparação.
Inicia-se com a apresentação dos sistemas de gestão de pontes que existem a nível mundial e a
nível nacional de modo a demonstrar a clara necessidade de um sistema de apoio à tomada de
decisão que seja rápido e intuitivo.
São expostos os principais mecanismos de deterioração de tabuleiros de pontes de betão
armado, onde se apresentam alguns modelos de previsão da deterioração fundamentados nas
principais características materiais e ambientais das pontes. São depois apresentados e caracterizados alguns dos mais modernos materiais de construção
utilizados em pontes de betão armado. São descritas de forma sucinta e resumida, as suas
principais características com um especial enfoque nos seus custos e vida útil. São também
apresentadas para cada um dos materiais as vantagens e desvantagens da sua utilização.
Após a determinação e apresentação dos custos diretos, é apresentada a quantificação dos
custos dos utentes. Estes cálculos são realizados tendo em consideração os custos de operação
dos veículos, os custos do tempo e os custos de acidente. Os custos dos utentes são
determinados comparando os custos de circulação em vias sem qualquer impedimento e o
custo decorrente da circulação com tráfego condicionado.
O modelo criado é aplicado a uma ponte real onde se estudam os custos resultantes de
diversas alternativas de reparação. De modo a se poderem definir algumas recomendações de
atuação, é realizada uma análise de sensibilidade aos parâmetros que são considerados mais
importantes.
No final, são expostas as principais conclusões e recomendações de atuação e apresentadas
algumas sugestões de desenvolvimento futuros resultantes das limitações do modelo criado. Throughout the years the road network has evolved alongside society. Nowadays, as well as
throughout the ages, it has played an important role in both social and economical
development. Due to their unique features, bridges are structures that allow roadways to cross
over rivers, canals, roads, valleys and many other natural or manmade obstacles. Given that
the deterioration of bridges is inevitable, it is crucial that their management is accomplished
by optimizing the increasingly scarce economic resources.
The aim of this Thesis is to create an innovative method that quantifies the life cycle costs of
concrete decks of roadway bridges that supports the decision-making regarding the optimal
selection between several construction / repair alternatives.
The Thesis starts with a presentation of existing bridge management systems, at a worldwide
and national level, with the purpose of demonstrating the need for a fast and intuitive system
for supporting the decision-making process.
The main deterioration mechanisms of concrete decks are presented along with some
deterioration models based on the main material and environmental characteristics of bridges.
Some of the most modern materials that are used on concrete bridges are also presented and
characterized. These materials are briefly described and their main properties are summarized
with a special focus on their cost and service life. Some advantages and disadvantages of their
applications are also presented. After the determination and presentation of the direct costs, the quantification of the user costs
is presented. These calculations are made taking into account the vehicle operating costs, the
cost of time and accident costs. The user costs are determined by comparing the traffic costs
under free flow conditions with those that result from conditioning the traffic flow.
The model created is applied to an existing bridge, where the determination and comparison
of the costs of the application of different repair alternatives are analysed. In order to be able
to make some recommendations of operation sensitivity analysis of the parameters that are
considered most important is performed.
The main conclusions and recommendations are presented at the end of the Thesis, and some
suggestions are made for future development resulting from limitations of the model created.
Document Type
Doctoral Thesis
Language
Portuguese
Advisor(s)
Cruz, Paulo J. S.; Brito, Jorge Manuel Caliço Lopes de