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A convergência de variáveis pessoais e familiares na construção do sucesso acad...

Autor(es): Soares, Diana L. cv logo 1 ; Almeida, Leandro S. cv logo 2 ; Primi, Ricardo cv logo 3

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/28546

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho


Descrição
É objetivo deste artigo contribuir para a discussão em redor da definição do conceito de sucesso académico, partindo da identificação das variáveis pessoais e familiares que mais influem nos resultados académicos obtidos pelos estudantes. Neste estudo, a par das variáveis de raciocínio, autoconceito académico, metas académicas, estratégias de estudo e das classificações escolares prévias, se destaca, igualmente, o impacto de variáveis parentais, tais como habilitações escolares parentais, suporte, monitorização expetativas parentais e envolvimento parental com a escola. Expõe-se, desta forma, o cariz multifacetado da aprendizagem e sucesso académico, elencando o impacto dessas variáveis nos desempenhos escolares. Da mesma forma, se defende que o sucesso académico seja perspetivado enquanto processo em construção ao longo do percurso escolar dos estudantes. Conclui-se pela conceptualização multidimensional da aprendizagem, em detrimento de um foco de análise meramente centrado nas classificações escolares enquanto indicador da qualidade das aprendizagens e sucesso académico.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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