Autor(es):
Moreira, Sérgio Manuel da Rocha
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/28522
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Compras; Estratégias de compra; Portfólio de compras; Matriz de Kraljic; Purchasing; Purchasing strategies; Purchasing portfolio; Kraljic matrix
Descrição
Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Industrial As compras estão a assumir uma importância cada vez maior nas organizações. As principais
evoluções nesta área são registadas em períodos de crise e escassez de materiais. Períodos em
que a preocupação das empresas em racionalizar os seus gastos e assegurar o abastecimento
de materiais, para satisfazer os pedidos dos clientes, é maior. Neste contexto é fundamental
que as empresas tenham estratégias de compra bem definidas.
Este trabalho tem como objetivo desenvolver estratégias de compra, aplicadas a um caso real,
recorrendo à matriz de Kraljic como principal ferramenta.
O portfólio de compras é uma ferramenta que possibilita o desenvolvimento e a diferenciação
das estratégias de compra, mas a sua aplicação em pequenas e médias empresas (PME) não
tem sido convenientemente explorada. Este trabalho procura preencher esta lacuna, assim
como, avaliar as vantagens da sua aplicação, o impacto que terá na organização e, ao mesmo
tempo, identificar as suas limitações e dificuldades de implementação quando aplicado numa
PME.
Este trabalho propõe um processo de definição de estratégias de compra, aplicado a uma PME
que trabalha ao projeto para a indústria da construção civil. O processo implica a análise do
propósito do negócio, a análise de dados e classificação dos materiais, a conceção da matriz
de Kraljic, a construção e interpretação dos resultados da matriz e, por último, a apresentação
de estratégias de compra.
Para além da definição de estratégias de compra, a abordagem de portfólio permite construir
uma “imagem” da situação atual das compras o que, imediatamente, potencia uma discussão
sobre as expectativas formuladas em relação à situação atual e o que se deseja para o futuro,
alinhando a estratégia de compras com a estratégia da empresa.
No contexto de uma PME, a aplicação da matriz de Kraljic, tem o potencial de ser mais do
que uma ferramenta para se tornar na base para o desenvolvimento sustentado da área de
compras, contribuindo para o reforço da sua posição estratégica e para a assunção das
compras como fator de competitividade. The purchasing role is receiving more attention and is gaining importance in business
management. The main developments in this area are recorded in periods of severe crisis,
similar to what we are living, and shortage of materials. This is motivated by the need, felt by
companies, to streamline their spending and ensure the supply of materials to meet customer
orders. In this context it’s crucial that companies have well defined purchasing strategies.
This work aims to develop purchasing strategies applied to a case study, using the Kraljic
matrix as the main tool.
The purchasing portfolio approach is a tool that enables the development and differentiation
of purchasing strategies, but its application in small and medium enterprises (SME’s) hasn’t
been properly explored. This paper aims to fill this gap and assess the advantages of its
implementation, the impact it will have on the organization and, at the same time, identify
difficulties and limitations when applied to an SME.
This work presents a process for defining purchasing strategies, applied to a SME that works
by project for the construction industry. The process implies the analysis of the business
purpose, data analysis and classification of materials, design of the Kraljic matrix,
construction and interpretation of the matrix and, finally, the presentation of purchasing
strategies.
In addition to the definition of differentiated purchasing strategies, the portfolio approach
enables the company to construct an image of the current state of purchasing which,
immediately, enhances the discussion comparing the company expectations to the current
state of purchasing, and what is desired for the future, aligning the purchasing strategy with
the business strategy.
Within the SME’s context, the application of the portfolio purchasing model has the potential
to be more than a tool, and become the basis for the sustainable development of the
purchasing area, contributing to the strengthening of its strategic position and the assumption
that purchasing can develop to be a competitive factor.