Autor(es):
Oliveira, Fátima Sofia Pinheiro de
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/28486
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Logística hospitalar; Compras; Centralização das compras; TDABC; Hospital logistics; Purchasing; Centralization of purchasing
Descrição
Dissertação de mestrado em Engenharia Industrial A centralização das compras assume-se claramente como uma tendência para a
estratégia das organizações que pretendem reduzir custos, aumentar a eficiência do processo
de compras e otimizar os processos de negócio. Na saúde, como as receitas são cada vez
menores, a questão do controlo e redução dos custos é um dos maiores desafios para o setor,
tendo adquirido uma pertinência acrescida devido ao período de crise económico-financeira e
de dificuldades de sustentabilidade dos sistemas de saúde com que nos deparamos.
Este projeto de investigação foi desenvolvido no setor hospitalar e suportou-se na
metodologia de estudo de caso. O objetivo central prendeu-se com o estudo das vantagens,
desvantagens e implicações da centralização das compras e o seu impacto na logística
hospitalar. Pretende-se desta forma compreender e melhorar a situação atual de uma
importante unidade hospitalar portuguesa, quer pela proposta de melhorias aos processos e
procedimentos atuais, quer pela análise da opção de centralização das compras.
Deste modo, foram estudados dois cenários, o cenário atual de compras
descentralizadas, onde a negociação é feita centralmente e a compra encontra-se
descentralizada, e um novo cenário, que passa pela centralização do processo de compras.
Os resultados obtidos mostraram que sendo a centralização das compras um cenário
completamente novo para os clientes internos do hospital, este causará um grande impacto.
Desta forma, é necessário que a sua implementação seja feita por fases, de forma gradual, e de
forma a envolvê-los no processo de modo a que a resistência à mudança seja menor. Neste
sentido, os processos devem estar claros e foram identificados alguns aspetos que devem ser
tidos em conta antes da implementação.
O cenário de centralização vai ao encontro de um dos objetivos do Grupo José de Mello
Saúde, a uniformização dos processos, apresentado como sendo uma das grandes vantagens
desta nova abordagem. Se por um lado este cenário permite aos compradores terem maior
escala nas alternativas de compra, o que poderá diminuir os custos, por outro, o facto de
estarem longe das necessidades poderá afetar a capacidade de resposta. Assim, é necessário
garantir que os clientes internos não sejam afetados pela distância dos compradores de modo a
que não se sintam obrigados a aumentar os seus stocks, aumentando desta forma o custo de
posse. The centralization of purchasing has clearly established itself as a trend for the strategy
of companies who seek to reduce costs, increase the efficiency of the purchasing process and
optimize the business’ processes. In health, since the revenues are dwindling, the question
about the control and cost reduction is one of the biggest concerns on the sector, having
acquired an increasing importance due to the period of economic and financial crisis and the
difficulties of the health systems in achieving sustainability.
This investigation project was developed in the hospital sector and supported itself in
the case study methodology. The main objective focused on the study of the advantages,
disadvantages and implications of the centralization of purchasing and its impact in the
hospital logistics. Through this, it is intended to understand and improve the current situation
of an important Portuguese hospital unit, not only through the proposal of improvements to
the existing processes and procedures, but also by analyzing the option of centralization of
purchasing.
Thus, two different scenarios were studied, where the first consisted on the current
situation of decentralized shopping, where the negotiation is done centrally and the
purchasing is decentralized, and the second one, which is a new approach and involves the
centralization of the purchasing process.
The results obtained showed that, since the centralization of purchasing is a completely
new scenario for the internal clients of the hospital, it will have a large impact. So, it is
necessary that its implementation be introduced gradually, and through stages, in a way that
will involve the aforementioned internal clients in the process, lowering the resistance to this
new change. In this regard, the processes must be clear and some aspects were identified that
must be taken into consideration before the implementation.
The centralization scenario meets one of the objectives of JMS, the standardization of
processes, presented as one of the great advantages of this new approach. On one hand, this
scenario allows buyers to have greater scale in buying alternatives, which may decrease costs,
on the other the fact that they are far from needs may affect the responsiveness. It is therefore
necessary to ensure that internal customers are not affected by the distance of the buyers so
they do not feel compelled to increase their stocks, thus increasing the cost of ownership.